Krones inaugura Centro de Treinamento no Brasil

Krones_Centro de Treinamento

* por Carlos Donizete Parra

Ao longo de sua trajetória industrial, a Krones construiu um negócio sustentável, sempre baseado na entrega de produtos e serviços com excelência de qualidade. Seguindo firme nesse objetivo, a Krones do Brasil inaugurou em Diadema, na região metropolitana de São Paulo, um moderno Centro de Treinamento.

O espaço será utilizado para capacitação de técnicos que trabalham na área de serviços da empresa e para cursos destinados aos seus clientes, proporcionando à empresa uma estrutura física mais ampla e com recursos tecnológicos mais avançados para a atual demanda de cursos da Krones, com a possibilidade de aumentar futuramente o número de programas de treinamento. O setor de serviços da empresa trabalha, atualmente, com cerca de 85% de sua capacidade.

Clientes que não conseguem fazer cursos em suas próprias plantas, por indisponibilidade de máquinas ou espaço, por exemplo, terão condições perfeitas de treinamento nas instalações da Krones.

De um modo geral, o Brasil possui uma grande deficiência de mão-de-obra especializada e essa situação não é diferente no setor de bebidas. “Muitas vezes entregávamos uma linha de engarrafamento funcionando dentro das especificações estabelecidas e, poucos meses depois, o cliente constatava que não estava atingindo a eficiência estabelecida no start-up. Depois de uma checagem, a conclusão era que os operadores não estavam preparados para operar equipamentos com aquele nível de tecnologia.Isso dificultava o trabalho do cliente e, consequentemente, nosso negócio. Resolvemos, então, investir na capacitação desses profissionais”, explica Silvio Rotta, diretor comercial da Krones do Brasil.Outro motivo que,segundo Rotta, impulsionou o investimento foi que nos últimos anos o parque industrial de bebidas melhorou muito no Brasil e, portanto, o momento é bastante oportuno para a inauguração do novo CT.

O Centro de Treinamento ocupa uma área total de 1.859 metros quadrados, conta com uma linha produtiva de circuito fechado para garrafas de vidro de 600 ml, com as principais máquinas de parte úmida (rotuladora, inspetores, transportadores, entre outros equipamentos).

Krones_Centro de Treinamento (2)Nesta linha, destaque para duas máquinas: a rotuladora Prontomodul (modelo modular destinado a diversos tipos de produtos e aplicações, como rótulo autoadesivo, para cola fria e envolvente) e a última geração do inspetor Linatronic para controle de garrafas vazias. Este circuito fechado permitirá aos participantes dos cursos no CT da Krones ter uma percepção mais real de uma linha em produção.Programas específicos simulam situações críticas de operação para serem resolvidas pelos treinandos.

O Centro de Treinamento possui ainda dois grandes laboratórios para 12 participantes cada (um para cursos da área de automação e outro voltado à tecnologia de enchimento, que conta com dois simuladores de envase fabricados na Alemanha), uma sala de aula destinada a grupos menores e temas variados, espaço com quatro estações de sopro (para explorar a parte mecânica de uma sopradora), salas de reunião, auditório para 80 pessoas e área social de convivência. O CT também vai abrigar os Departamentos de Treinamento e de Suporte Técnico da Krones. Os laboratórios com simuladores de sopro e enchimento possibilitam que os alunos recebam treinamento sobre processo e também sobre temas ligados a manutenção e outros assuntos do dia-a-dia.

Para a montagem do CT, a Krones fez a aquisição de máquinas de sua matriz na Alemanha, e fabricou parte dos equipamentos no Brasil, como os transportadores. O CT foi projetado para ter um aumento, quando necessário, de sua área construída, com a chegada de novas máquinas.

Uma vez que a estrutura de Serviços da unidade brasileira é um centro de referência para toda a América Latina, o novo CT também estará disponível para promover cursos para outras subsidiárias da Krones na região (capacitação de técnicos internos e de clientes). O Departamento de Treinamento da Krones do Brasil conta com instrutores certificados pela matriz da empresa na Alemanha.

Deixe seu comentário