Unindo histórias e gerações

Big John Cervejaria, em Descanso (SC)

Big John produz rótulo na Alemanha, em propriedade que foi da família
da fundadora antes da Segunda Guerra Mundial

Antes de imigrar para o Brasil em 1930, fugindo da guerra, Johannes Strieder tinha uma propriedade na cidade de Emmelshausen, na Alemanha, onde funcionava um moinho que servia de sustento para a família. Quase um século depois, o local agora abriga a cervejaria Strieders Mühle, que preserva o nome em homenagem ao antigo proprietário. Já por aqui, mais precisamente em Descanso (SC), desde 2017, a tataraneta de Johannes, Diovana Strieder Schacker, comanda a Big John Cervejaria.

A conexão entre passado e presente aconteceu em dezembro de 2021 e rende frutos: uma comitiva da cervejaria brasileira está pronta para visitar a Strieders Mühle. E a mala não vai vazia: o cervejeiro da marca vai com o objetivo de produzir por lá a Neapa Tricorn Hat, que ganhou medalha de prata no estilo no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2020. O rótulo colaborativo é a primeira iniciativa conjunta, que deve gerar novas visitas e cervejas.

A bebida, aliás, foi o que motivou o reencontro entre passado e presente. Os administradores da marca alemã encontraram Diovana pelas redes sociais e viram que ela é pós-graduada em Tecnologia Cervejeira pela Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). “A partir da sinergia sobre o assunto, fomos conversando e surgiu a ideia de uma cerveja colaborativa. Quando compartilhei com a minha família, isso gerou uma enorme comoção”, comenta ela.

“A cerveja une as pessoas de uma forma muito bonita,
uniu a história da nossa família também”, completa
Diovana Strieder Schacker, diretora da Big John Cervejaria

A emoção foi ainda maior porque a tia de Diovana, Rosane Strieder Dörken, vive na Alemanha há 29 anos. Ainda assim, não tinha registros sobre a vida da família anterior a imigração, já que os documentos foram extraviados ou destruídos. “Hoje sabemos mais sobre o nosso passado graças a esse projeto. A cerveja une as pessoas de uma forma muito bonita, uniu a história da nossa família também”, completa.

O resgate também emocionou os cervejeiros da Strieders Mühle, que decidiram reconstruir o moinho que era da família – destruído nos bombardeios da Segunda Guerra Mundial – e transferir para lá a cervejaria, que hoje fica em outra área da propriedade.

A expedição cervejeira aconteceu no final de março e a previsão é de que ainda no primeiro semestre a Neapa Tricorn Hat seja comercializada na Alemanha. Já no segundo semestre, cervejeiros da Strieders Mühle vem ao Brasil para produzirem na Big John Cervejaria um de seus rótulos.

Fundada em 2017, em Descanso (SC), a Big John Cervejaria é um dos principais nomes da cerveja artesanal da região. A fábrica tem mil e duzentos metros quadrados e capacidade produtiva para 316 mil litros ao mês. São doze estilos, comercializados em mercados, empórios, bares e restaurantes, além de dois pubs da marca, localizados em Descanso (SC) e em Balneário Camboriú (SC).

Premiada no Concurso Brasileiro de Cervejas,
a Tricorn Hat será produzida na Alemanha

New England IPA ou New England APA?

Unindo histórias há séculos, as cervejas atravessam gerações e ajudam a construir a cultura de um povo. A famosa IPA é um exemplo de como as cervejas “percorrem” quilômetros e quilômetros de distância impactando pessoas através de seus aromas e sabores.

A tradicional India Pale Ale (IPA) nasceu lá na Inglaterra em 1760, produzida por George Hogdson, da Cervejaria Bow, para uma das expedições inglesas rumo à Índia.

Oficialmente, a nomenclatura India Pale Ale só surgiu em 1829, quando foi citada em um jornal de Sidney, na Austrália. Em solo inglês, só começou a ser mencionada em 1835, quando apareceu pela primeira vez no jornal Liverpoll Mercury. No entanto, o estilo foi “redescoberto”, ou diria até eternizado pelo movimento craft beer americano por volta de 1980. Foi uma cerveja muitíssimo importante para o aumento de consumo das artesanais no Brasil e até hoje é um dos estilos mais produzidos pelas cervejarias artesanais. Para o consumidor é meio que um “ame” ou “odeie”. Alguns não ficam sem um belo pint de IPA, outros consideram a cerveja com gosto de remédio, enfim é uma cerveja fundamental para o portfólio de qualquer cervejaria e a grande impulsionadora do movimento craft beer.

O estilo escolhido pela Big John e a cervejaria alemã Strieders Mühle é uma New England American Pale Ale, derivada da IPA (India Pale Ale), um estilo que se tornou extremamente popular nos últimos anos.

A escola americana tem como característica sabores e
aromas extremos e isso é bem marcante na NEAPA

A cerveja do estilo New England IPA nasceu na Nova Inglaterra, região localizada no nordeste dos Estados Unidos, onde ficam os estados de Connecticut, Maine, Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Vermont. E foi justamente em Vermont que o primeiro exemplar de uma New England IPA foi produzido. Também chamada de Juicy IPA, suas principais características são os sabores e aromas mais intensos, corpo macio e aveludado, além de uma coloração amarela e aparência opaca. A escola americana de cervejas (as outras são a inglesa, a alemã e a belga) tem como característica sabores e aromas extremos e isso é bem marcante nesse estilo. A adição de cereais não maltados como aveia, trigo e centeio fazem parte desse estilo e servem para deixar a cerveja mais encorpada e aveludada. O lúpulo é bem marcante, mas a combinação com cereais não maltados garante uma cerveja bem equilibrada e com bom drinkability. A grande diferença de uma NEIPA/NEAPA e uma IPA tradicional são os sabores mais intensos e extremos, uma característica da escola americana, conhecida pela criação de cervejas ousadas e extremas onde a palavra de ordem é ser “mais”. Mais em sabor, mais em lúpulo, maior teor alcoólico, enfim é o estilo americano de ser refletido em suas cervejas. É a escola mais nova, no entanto, a grande responsável pelo crescimento das cervejas artesanais no mundo, principalmente de estilos como a IPA e a APA.

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno