Refrigerante prebiótico é mais uma opção para os consumidores e segue a tendência
de saudabilidade e qualidade de vida
Por Carlos Donizete Parra
Em menos de 30 dias, algumas movimentações sobre refrigerantes prebióticos causaram alvoroço no mercado de bebidas. Primeiro, a Coca-Cola através de sua marca de sucos Simply Pop anunciou o lançamento de seu refrigerante prebiótico adicionado de fibras, vitamina C e zinco. Um mês depois, a Pepsico divulgou a compra da Poppi, uma das principais marcas da categoria, por quase 2 bilhões de dólares. Feitos por duas gigantes de refrigerantes em tão pouco tempo, esses movimentos deixam em alerta o mercado quanto aos rumos dessa indústria.
Não estamos falando em substituição como alguns especialistas citaram, mas sim uma opção aos refrigerantes tradicionais, que por sinal têm demonstrado muita força no mercado com expressivo crescimento no consumo global e projeções otimistas para os próximos anos.
O volume de bebidas carbonatadas deve passar de 63,263 milhões de litros fechados em 2024 para 68,711 milhões de litros previstos em 2028, segundo dados da Euromonitor,VDMA. O crescimento global de refrigerantes no período deve atingir 15,8%, sendo que a América Latina deve crescer cerca de 11,5%. Os números são bastante expressivos e mostram a sede dos consumidores por inovações que possam satisfazer seus desejos nessa categoria de soft drinks.
Coca-Cola
A Coca-Cola estreia na categoria com a marca Simply Pop que já possui destaque nos Estados Unidos com amplo portfólio de sucos e outras bebidas.
A linha de refrigerantes Simply Pop foi lançada em cinco sabores de frutas adicionados de fibras, vitamina C e zinco. Enquanto a fibra ajuda nas funções intestinais, a vitamina C e o zinco auxiliam nas funções imunológicas do organismo. Simply Pop não contém açúcar.
Nos Estados Unidos, a categoria de refrigerantes para a saúde intestinal cresceu mais de 300% em valor em 2023, de acordo com dados da Spins Mulos.
A saúde intestinal é há muitos anos pesquisada e explorada por fabricantes de bebidas e alimentos em todo o mundo, mas ela ganha força à medida que as novas gerações focam suas atenções em produtos saudáveis. Dessa maneira, produtos com menos açúcar e que apresentam benefícios ao bem-estar se alinham a essas demandas tornando-se cada vez mais relevantes.
PepsiCo
Numa rápida resposta, a PepsiCo anunciou a decisão de comprar a marca de refrigerantes prebióticos Poppi por 1,95 bilhão de dólares, sendo 300 milhões referentes a benefícios fiscais em dinheiro. A aquisição representa um reforço substancial ao portfólio de bebidas saudáveis da companhia.
A Poppi é uma das principais marcas de refrigerantes prebióticos do mundo com uma linha que combina suco de frutas, vinagre de maçã e prebióticos. O refrigerante usa fibra de inulina, geralmente derivada naturalmente de raízes de chicória ou agave.
A data de concretização do negócio e integração das marcas ainda não foi divulgada.
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