Carlos Alberto Lancia permanece na presidência e reforça compromisso
com o fortalecimento do setor de águas minerais naturais no Brasil
Por Carlos Donizete Parra
A Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais Naturais (ABINAM) e o Sindicato Nacional da Indústria de Águas Minerais Naturais (SINDINAM) realizaram solenidade de posse da nova diretoria em São Paulo, sob a condução da assessoria jurídica das entidades e com a presença de associados e diretores eleitos.
Composta por uma Chapa Única, a nova diretoria foi eleita por aclamação, confirmando a recondução do geólogo Carlos Alberto Lancia à presidência de ambas as instituições. Lancia, que há décadas atua na defesa do setor, continuará liderando as iniciativas estratégicas voltadas ao crescimento sustentável, à representatividade e à regulamentação da indústria de águas minerais no país.
Além de Lancia, compõem a nova diretoria da ABINAM os membros César Dib, José Aélio Silveira Junior, Wilmar Franzner, Adriano Dibo Martins, Olivia Augusta A. Macedo Costa e Camila Fragoso Aguiar, profissionais com ampla experiência nas diversas frentes da cadeia produtiva.
A diretoria eleita para o SINDINAM também terá à frente Carlos Alberto Lancia, ao lado de César Dib, Marcelo H. de Sá Pacheco, Ricardo Aluguezein, Adriano Dibo Martins e Olivia Augusta A. Macedo Costa.
Um novo ciclo com o mesmo compromisso
Com a eleição, a ABINAM e o SINDINAM reforçam o compromisso com os desafios e oportunidades do setor. A nova diretoria dará continuidade ao trabalho de diálogo com autoridades regulatórias, promoção da qualidade da água mineral natural, incentivo à sustentabilidade e capacitação técnica dos profissionais da indústria.
“A ABINAM através da sua diretoria e associados reforça o compromisso para o próximo triênio tendo como destaque o incentivo à questão ambiental. A água mineral é um produto 100% natural e requer todos os cuidados e, por isso, estamos implantando o selo fiscal eletrônico em todo o país para controle das embalagens descartáveis que, em São Paulo, começa a vigorar a partir de 1/7/2025. Já temos o selo no Ceará, Pernambuco, Alagoas e Goiás”.
Além disso, continua o presidente da ABINAM, “vamos continuar lutando pelas questões tributárias e regulatórias, inclusive pela retirada da substituição tributária, um imposto arcaico que onera os custos e reduz a arrecadação. Nos aspectos de mercado e consumo, o setor de água mineral está em expansão com um volume de 36 bilhões de litros envasados em 2024, ultrapassando o volume de refrigerante e com um consumo per capita de 175 litros por ano. Acreditamos cada vez mais no crescimento e desenvolvimento do setor de água mineral natural no Brasil”, finaliza Carlos Alberto Lancia, presidente da ABINAM/SINDINAM.
Siga-nos nas Redes Sociais: