Ao completar 70 anos Convenção quer crescer e ampliar o mercado

Com 70 anos de atuação no mercado de bebidas, a Convenção é uma empresa familiar que prima pela qualidade de seus produtos, inovação e cuidado com seus colaboradores.

Nesta entrevista exclusiva à Engarrafador Moderno, Geraldo Guitti, presidente da Convenção, fala sobre a trajetória da empresa, tecnologia, sustentabilidade, digitalização, mercado cervejeiro e os planos para o futuro. Executivo competente, Geraldo Guitti posicionou a Convenção entre as principais fabricantes de refrigerantes regionais e cervejas do país.

“Somos uma empresa familiar, com tradição
e responsabilidade. Nossa preocupação
é inovar, mas sem perder nossa identidade
que é a diversidade e qualidade dos nossos produtos.” Geraldo Guitti

Engarrafador Moderno: Trace um perfil da Convenção e sua trajetória nesses 70 anos.

Geraldo Guitti: A Refrigerantes Convenção completou no dia 11 de Dezembro de 2021, 70 anos de história, consolidando-se nesse período como uma das mais tradicionais e sólidas empresas no mercado de bebidas nacional. Tudo começou em 1951, com uma modesta fábrica na cidade de Itu, interior de São Paulo. Anos mais tarde, em 1983, foi adquirida a segunda unidade fabril, em Campo Grande (RJ) e em 1986, a inauguração da unidade de Caieiras. Hoje, continuamos com as duas unidades fabris, em torno de 80.000 m² de área construída, 10 linhas de produção, 700 colaboradores e um mix completo de bebidas alcoólicas (linhas de cervejas Guitt´s, Zebu e Ravache) e não alcoólicas (refrigerantes, sucos e energéticos).

E.M.: Qual a capacidade de produção e distribuição da Convenção?

Geraldo Guitti: Temos uma capacidade produtiva de 450.000hl/ano para a linha de cervejas e 2.000.000 hl/ ano para a linha de não alcoólicos. Atualmente, os produtos são comercializados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, mas com o e-commerce não temos mais essa barreira física.

E.M.: A adoção de novas tecnologias colabora muito para o bom funcionamento das operações. Quais as principais tecnologias de produção da empresa?

Geraldo Guitti: O parque fabril de ambas unidades são modernos, com grande automação de processos, eficiência nas linhas de envase e grande economia energética.

E.M.: As empresas estão bastante atentas aos temas relacionados ao desenvolvimento sustentável. Como a sustentabilidade está incorporada nos processos e produtos da Convenção?

Temos vários projetos em execução, como:

  • Programa de redução de água e energia elétrica;
  • Geração de vapor, sendo mais eficiente e econômico (redução de 20% no consumo de gás natural);
  • Comprometimento com o uso racional de energia elétrica, água e gás natural;
  • Recuperação da água industrial para fins não potáveis;
  • Diminuição de resíduos industriais;
  • Plantação de eucaliptos em torno da fábrica;
  • Logística Reversa: reciclagem de todos os materiais resultantes dos processos produtivos – vidros, latas de alumínio, madeira, plásticos, papelão, óleo lubrificante e graxas.

E.M.: A digitalização está presente nos processos comerciais e produtivos da empresa? Como isso está sendo feito?

Geraldo Guitti: Nossos clientes, consumidores, colaboradores e parceiros sempre foram nossa prioridade. Sabemos que a venda com relacionamento não vai acabar, mas vai diminuir, pois serão substituídas por vendas intermediadas por tecnologia.

Sendo assim, estamos implementando um canal de relacionamento B2B e B2C para otimizar ainda mais nossa relação. Os pedidos serão feitos em qualquer hora e lugar.

E.M.: Nos últimos anos, a Convenção instalou bares em diversos pontos no Rio de Janeiro. Quais os planos para expansão desse modelo de negócio? O sistema de franquia é uma alternativa?

Geraldo Guitti: Atualmente, temos quatro unidades de Choperia Ravache operando nos melhores shoppings da cidade do Rio de Janeiro – Park Shop Campo Grande, New York Center, Park Jacarepaguá e Nova América. O modelo franchising está em estudo, sendo uma possibilidade de expansão de negócio e rápida divulgação da marca.

 

E.M.: Em 2020, em plena crise sanitária, o mercado cervejeiro registrou aumento de consumo atingindo 13,3 bilhões de litros vendidos, ficando atrás apenas da China e EUA. Fale um pouco sobre o segmento cervejeiro e sua importância nos negócios da empresa.

Geraldo Guitti: Em qualquer lugar do mundo em que muitas pessoas estejam reunidas conversando, rindo e se divertindo, é bem provável que haja uma cerveja para acompanhar, já que a bebida é socializante por natureza. Este ano, a Cervejaria Guitt´s está completando 20 anos. Em 2001, introduzimos no mercado a cerveja Guitt´s Pilsen com grande distribuição e volume. Em 2003, lançamos a marca Zebu Stout com intenção de apresentar aos consumidores novos estilos.

Uma nova oportunidade de negócio começou em 2007 com o crescimento das Premium Lagers importadas, crescimento do poder de compra das classes mais baixas e consumidores mais exigentes em termos de qualidade. Esses, entre outros fatores, abriram a oportunidade de explorar outro mercado, surgindo em 2011, a cervejaria Ravache, uma linha premium de cervejas, seguindo a tradição alemã, utilizando apenas água, lúpulo e malte em suas receitas.

Hoje vivemos um período de muitas marcas, estilos e fusões. Vivemos um período de diversificação e consumidores cada vez mais exigentes, buscando produtos sustentáveis e de boa qualidade, atentos às novidades e tendências. Por isso, investimos continuamente em inovação e atualização de portfólio.

E.M.: A saudabilidade é uma questão cada vez mais importante para os consumidores. O aumento de portfólio nessa linha faz parte dos planos da empresa? Os refrigerantes naturais são uma alternativa para esse público?

Geraldo Guitti: A Refrigerantes Convenção tem um portfólio de produtos que atende todas as necessidades de nossos clientes e consumidores. Estamos nos atualizando em todos os estudos e pesquisas relacionados aos refrigerantes.

Alguns estudos associam a ingestão de bebidas açucaradas com a diabetes e obesidade. Pesquisas revelam que o excesso de peso é um fator de risco para o diabetes. Consumir muitos alimentos e bebidas com alto valor energético podem contribuir para o aumento de peso e, consequentemente, as chances de adquirir o diabetes tipo 2. O consumo moderado de alimentos e bebidas e a prática regular de atividades físicas são maneiras de se manter saudável.

Para os consumidores que querem reduzir a ingestão de açúcar e calorias, a Refrigerantes Convenção oferece opções de bebidas com sabor e qualidade com 53% de redução de açúcar, 0% açúcar e zero calorias. Também, oferece diversos tamanhos de embalagens com todas as informações nutricionais nos rótulos para ajudar os consumidores a fazerem suas escolhas ideais.

Além disso, reduzimos o teor de sódio e conservantes dos produtos, todos estão de acordo com as novas recomendações do Ministério da Saúde e Associação Brasileira de Indústria de Alimentação (ABIA). Um exemplo nessa linha é o refrigerante Chinotto, um produto que não possui nenhum conservante em sua composição.

E.M.: Quais os planos da Convenção para o futuro?

Geraldo Guitti: Nós ainda nos enxergamos como uma empresa regional, mas queremos mudar esse cenário, através de estratégias de ampliação de mercado. Temos variedade de produtos, tradição e qualidade. O foco é no aumento da representatividade de cervejas e produtos que visam a saudabilidade e sustentabilidade.

E.M.: Quais as expectativas da empresa para 2022? Quais os investimentos?

Geraldo Guitti: Vivemos uma era de constante transformação. E, mais do que nunca, os anos de 2020 e 2021, nos mostraram o quanto precisamos estar preparados para as mudanças. Temos evoluído nos nossos processos, nos nossos produtos, no nosso relacionamento com parceiros e em ações de preservação ao meio ambiente.

“Evoluimos nos nossos processos, nos nossos produtos, no relacionamento com parceiros e em ações de preservação ao meio ambiente”, Geraldo Guitti

Com a pandemia da Covid-19, tudo acelerou. Trabalhamos com incertezas, reformulamos produtos e serviços, refletimos sobre o nosso modelo de negócio. Independentemente do atual cenário, hoje vivemos a era do indivíduo conectado, em redes. Esses novos consumidores exigem diferentes formas de compra, através de diferentes canais, canais esses que obrigatoriamente devem se relacionar, tornando a experiência de compra a melhor possível.

O consumidor de hoje possui um comportamento omni-channel, ou seja, o consumidor quer comprar ONDE, COMO e QUANDO ele quiser. Para atender essa demanda, é necessário uma rede estruturada de múltiplos canais de venda com o foco na experiência de compra do consumidor. Por isso, continuaremos com investimentos em áreas, como: Produção, MKT/ Vendas e TI com o objetivo de aumentar nossa distribuição, construindo uma capilaridade e uma cobertura geográfica interessantes para a manutenção de vendas e conquista de participação de mercado.

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