A delicadeza do rosé

Como acontece com os outros vinhos, o rosé também experimenta crescimento de consumo

O consumo de vinhos rosé aumentou em 35% no Brasil no ano passado, de acordo com o Ideal Consulting, empresa de inteligência de mercado. A intensificação da procura reflete também na ampliação do leque de uma bebida que já é naturalmente descontraída e torna-se ainda mais sinônimo de liberdade com o surgimento de cada vez mais variedades. A Cooperativa Vinícola Garibaldi, por exemplo, incrementou a linha com quatro lançamentos que sucedem o Espumante Prosecco Rosé.

O leque começou a ser aberto com o Relax, repaginado pela Garibaldi no ano passado. O vinho frisante rosé, elaborado em fermentação natural, tem característica aromática bem intensa, coloração viva e brilhante.

Entre as novas opções está o Ice Rosé, que amplia o poder refrescante da bebida por ser consumido com gelo. O aspecto visual é de coloração rosa delicada e, no olfato, percebe-se aromas intensos de frutas vermelhas como cereja e morango, além de notas florais delicadas e frescas. Já em boca, se sobressai o equilíbrio entre açúcares e acidez, somados ao intenso frescor que permite a parceria com frutas em drinks.

Para quem gosta de vinhos mais complexos, uma ideia é o Garibaldi Pinot Noir Rosé. Com graduação alcoólica de 11,5%, ele apresenta também coloração rosa delicada, mas se caracteriza pela intensidade aromática, com notas de morango, framboesa e cereja, além de um sutil toque floral. Maciez e bom frescor, entretanto, seguem garantidos e a indicação é servi-lo a uma temperatura entre 4ºC e 6ºC.

Opção de quem quer uma bebida descompromissada, aberta em qualquer momento do dia, é o vinho Granja União Merlot Rosé. Para isso, é permeado por leveza alcançada a partir de aromas intensos de frutas vermelhas, qualidades obtidas através dos taninos mais leves e macios proporcionados pela uva utilizada. Por essa personalidade mais despojada, ele não demanda exatamente harmonização, mas conversa bem com canapés e pratos leves.

Crédito: Philogus

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

Deixe seu comentário