Essa é para quem gosta de pedal, e não fica sem rapadura durante o treino
Como quase todo bom rótulo de cerveja, a ideia da Pelotão surgiu em uma mesa de bar, logo após os heads da Cervejaria Dádiva, Luiza Tolosa, e da cigana Tarantino Beer, Gilberto Tarantino, participarem de uma corrida Beer Mile no Brasil. Algumas cervejas no copo e muitas ideias na cabeça evoluíram para uma produção colaborativa que ganhou corpo com a participação especial de 40 ciclistas.
Um percurso de aproximadamente 60 km reuniu o grupo de pedal rumo à fábrica da Cervejaria Dádiva, em Várzea Paulista, no último dia 07/01, para uma participação inédita e inusitada de esportistas na brassagem de uma Vienna Lager. O grupo participou da ação conjunta para a adição de Rapadura e lúpulo na receita.
A rapadura, considerada um alimento de alto índice glicêmico, comumente utilizada por atletas de várias modalidades esportivas durante o treino, foi o ingrediente destacado na produção do rótulo, que contou com malte Vienna especialmente desenvolvido no Brasil pelo Atelier do Malte, a primeira micro maltaria do Estado de São Paulo.
Como característica principal, o malte Vienna confere uma cor única em tons dourados e notas de caramelo e toffee às cervejas deste estilo. Na Pelotão, toda essa intensidade de cores e sabores foi potencializada pela adição da rapadura do nordeste brasileiro, responsável por dar corpo especial e proporcionar um leve e agradável dulçor residual a esse rótulo colaborativo.
Parte deste bagaço do malte Vienna, utilizado na produção da Pelotão, foi destinado à empresa Pdal Bars, de esportistas entusiastas e também fabricantes de energy foods. Para Luiza Lugli Tolosa, sócia-fundadora da Cervejaria Dádiva, todo o conceito da Pelotão foi norteado por histórias de paixão pelo esporte e compromisso com a sustentabilidade. “Queremos e trabalhamos para um universo mais saudável para apreciar com qualidade de vida e responsabilidade as nossas cervejas”, comenta Luiza. Gilberto Tarantino, da cigana Tarantino Beer, acredita que é inédito no mundo 40 ciclistas participarem ativamente da concepção e brassagem de uma cerveja colaborativa.
Com teor alcoólico de 5,5% e 25 IBU´s, a Pelotão foi produzida em lote limitado a 1800 litros. O lançamento, aberto ao público, acontece amanhã, dia 04/02, a partir das 12h, na BrewDog, em São Paulo, destino final de um treino de 100 km do Tarantino Bike Team – o mesmo grupo de pedal que participou da brassagem -, organizado pela Fuga Clube de Ciclismo.
O evento contará ainda com a participação especial dos cervejeiros e idealizadores do rótulo e personalidades da cena bike paulistana. A Pelotão estará disponível em chope e garrafa de 300 ml, com preço sugerido de R$ 20,00, e poderá ser encontrado nos principais pontos de vendas cervejeiros de São Paulo, a partir de fevereiro. Vendas online estarão disponíveis pelo Clubeer: www.clubeer.com.br.
SERVIÇO: Lançamento Pelotão – cerveja colaborativa entre Cervejaria Dádiva e Tarantino Beer
Data: 04/02
Horário: a partir das 12h
Local: BrewDog São Paulo – Rua Coropés, 41 – Pinheiros