Primeiro classificado das provas eliminatórias, sommelier venceu dois brasileiros, dois alemães e um suíço na final
Simonmattia Riva é o mais novo melhor sommelier de cerveja do mundo, comprovando que o mercado italiano de cervejas especiais também vive excelente fase e recebe esta coroação no IV Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja que teve em 2015 sua primeira realização no Brasil.
Os alemães Frank Lucas e Irina Zimmermann (única mulher na disputa) ficaram respectivamente em 2º e 3º lugar. Dois brasileiros também fizeram bonito e chegaram à final: Rodrigo Sawamura (em 4º lugar) e AndréSoares Rodrigues (5º lugar) que dividiu o posto com o suíço Roger Brügger.
Da esquerda para a direita: Marcelo Stein (Academia Barbante), Simonmattia Riva(Campeão), Cilene Saorin (Doemens Akademie Brasil), Oliver Wesseloh (Campeão em 2013) e Wolfgang Stempfel (Diretor Geral da Doemens Akademie)
O evento reuniu 48 sommeliers que representaram 10 nações (Brasil, Alemanha. Áustria, Suíça, Itália, Chile, Estados Unidos, Porto Rico, Venezuela e Argentina). A prova final aconteceu no Degusta Beer & Food e o anúncio do vencedor foi realizado em um jantar no restaurante Brace – no Eataly São Paulo.
Simonmattia Riva em prova classificatória
A surpresa e emoção de Simonmattia Riva ao ser anunciado como primeiro finalista
Simonmattia Riva passou pela prova prática de identificação de estilos de cerveja, um teste teórico de múltipla escolha e um teste prático de off-flavors. E na grande final o italiano contou também com um pouco de sorte por ter tido a oportunidade de escolher a cerveja italiana Birra Baladin Nora em sua apresentação.