Brasileiro aposta em embalagens menores e escolhas premium

Estudo aponta combinação como chave para manutenção do consumo

 

 

No primeiro trimestre de 2025, os brasileiros reduziram o volume médio em 55% das categorias de bens de consumo massivo (alimentos, bebidas, higiene e beleza e limpeza do lar) compradas, mas aumentaram em média duas categorias dentro de seu carrinho, fazendo com que o número de unidades levadas para casa crescesse 1,8%. Os dados são do estudo Consumer Insights 2025, produzido pela Worldpanel.

As classes C e DE foram responsáveis pela maior expansão do consumo dentro do lar, com crescimento de 17,2% em frequência de compra em relação ao primeiro trimestre de 2024

 

Consumidor está investindo
mais nos produtos premium

Ao mesmo tempo, a busca por promoções alcançou 17,3% das compras, que reflete crescimento de 4,8 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Junto a isso, houve aumento maior nos preços dos produtos economy e mainstream do que nos itens premium – alta de 6%, 7% e 3%, respectivamente. Essa combinação fez com que o consumidor passasse a investir mais em produtos premium, que registraram alta de 8,3% em unidades no período.

A busca por promoções alcançou 17,3%
das compras, que reflete crescimento
de 4,8 pontos percentuais
em relação ao ano anterior

O estudo também revela que todas as cestas de Alimentos e Bebidas tiveram aumento em unidades acima do crescimento em volume, com destaque principal para Mercearia Salgada (3,1%) e Mercearia Doce (2,4&), mostrando que a escolha dos consumidores se deu, principalmente, pela adoção de embalagens menores.

As classes C e DE foram responsáveis pela maior expansão do consumo dentro do lar, com crescimento de 17,2% em frequência de compra em relação ao primeiro trimestre do ano anterior. A classe AB, por outro lado, apresentou retração de 2,8% nas unidades adquiridas, conduzida por carrinhos menores e refletindo um comportamento mais contido mesmo com maior poder de compra.

“Diante do aumento de preços, o brasileiro vem mantendo o consumo dentro do lar por meio de estratégias de equilíbrio. Isso inclui mais frequência de compra, maior atenção a promoções e preferência por embalagens menores”, explica Vanessa Mateus, Gerente Sênior da Worldpanel.

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