Investimentos bilionários contemplam novas unidades, ampliações e inovação. Gigante global
de bebidas aumenta market share e conquista consumidores em diversas faixas de mercado
A indústria de alimentos e bebidas anunciou no início do segundo semestre, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, investimentos de 120 bilhões de reais até 2026, sendo que aproximadamente R$ 75 bilhões serão destinados à ampliação e modernização de plantas, além da construção de novas unidades em todo o Brasil. Os outros R$ 45 bilhões serão destinados para pesquisa e desenvolvimento. A indústria brasileira de alimentos e bebidas exporta para 190 países e está consolidada como um dos principais fornecedores de alimentos do planeta.
Aumento da capacidade produtiva e distribuição
Inseridos nesse contexto, os investimentos não param no Sistema Coca-Cola, formado por diversos engarrafadores como Solar, Femsa, Andina, Uberlândia
Refrescos, Bandeirantes e Sorocaba Refrescos. Os aportes são dedicados, principalmente, ao aumento da capacidade produtiva e distribuição em praticamente todas as fábricas espalhadas pelo território nacional. O plano de investimentos da Solar Coca-Cola prevê desembolsar mais de R$ 5 bilhões nos próximos cinco anos. Só em 2024 os investimentos chegam a 1,5 bilhão de reais. Os investimentos incluem a ampliação da capacidade produtiva, dos centros de armazenagem e transporte, a modernização e abertura de novas fábricas.
A Uberlândia Refrescos lançou no meio do ano a pedra fundamental para simbolizar a terceira etapa de seu novo parque fabril com investimento previsto de 2 bilhões de reais. O projeto vai contemplar novas tecnologias de envase, processos, produção e distribuição. Depois de pronta, a nova unidade da Uberlândia Refrescos deve incorporar conceitos avançados de sustentabilidade, qualidade, inovação e tecnologia.
Coca-Cola Femsa teve sua produção em Porto Alegre totalmente paralisada em virtude da tragédia das enchentes que atingiu a região em maio de 2024 e, numa operação emergencial, investiu na reconstrução e retomada das operações na capital gaúcha. A empresa vai investir cerca de 900 milhões de reais para recuperação e desenvolvimento de projetos de apoio às comunidades locais. Do total investido, 675 milhões serão empregados na recuperação da unidade de Porto Alegre que já está trabalhando com suas atividades de distribuição e, no primeiro semestre de 2025, terá a operação da fábrica funcionando por completo.
A Coca-Cola Andina está investindo cerca de 500 milhões de reais na primeira fábrica de cerveja da Companhia no mundo. Um investimento inédito e que deverá entrar em operação ainda no primeiro semestre de 2025 com uma capacidade de produção de 750 mil hectolitros por ano e possibilidades de triplicar essa capacidade de acordo com os resultados do negócio. Sustentabilidade, eficiência energética, otimização de fluxos e diversos e relevantes diferenciais tecnológicos são as diretrizes desse novo desafio da empresa de bebidas.
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Os investimentos também acontecem na Coca-Cola Bandeirantes que vem aportando recursos constantes em ampliações, modernizações e em logística.
Recentemente, inaugurou as operações de um novo Centro de Distribuição que possibilita dar mais vazão ao aumento de vendas alcançado nos últimos anos.
Na Sorocaba Refrescos a situação não é diferente. A empresa investe em um novo projeto de expansão e modernização de suas operações visando atender o aumento de vendas na região atendida.
Ampliação da fábrica de concentrados
E para dar suporte a todo esse crescimento, a Coca-Cola Brasil inaugurou em dezembro a ampliação de sua fábrica de concentrados, localizada em Manaus. Com investimento de R$ 550 milhões, a nova área da Recofarma vai operar com maiores níveis de automação. A Coca-Cola Company informa que os investimentos refletem a expectativa de crescimento do mercado para os próximos anos. De acordo com a Companhia, a Recofarma é a quarta maior unidade global e a fábrica com maior volume de exportações no Polo Industrial de Manaus, atendendo a outros mercados da América Latina.
A sede dos engarrafadores do Sistema Coca-Cola para os próximos anos mostra uma estratégia bem sucedida que avança através do crescimento do portfólio de bebidas, embalagens, entrada em novos segmentos de mercado, ampliação da distribuição e marketing, trazendo benefícios a todos os fabricantes.
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