Os microrganismos estão presentes em todos os ambientes em que vivemos. Alguns desses microrganismos são inofensivos, mas alguns podem ser prejudiciais à nossa saúde. No ambiente corporativo acontece o mesmo e, para mantê-los fora de perigo para as bebidas, é importante a utilização de filtros de ventilação
Qualquer cientista pode dizer que os microrganismos são abundantes no ar que respiramos todos os dias. Eles estão no ar dentro de sua casa, ao ar livre e em seu local de trabalho. Alguns desses microrganismos são inofensivos, mas outros podem causar doenças graves.
Esses mesmos microrganismos também estão no ar em fábricas de alimentos e bebidas, incluindo:
• Bactéria
• Levedura
• Mofo
• Vírus
Você impõe boas práticas de fabricação para os funcionários – como lavar as mãos regularmente e evitar a contaminação cruzada nas superfícies – mas mesmo os melhores padrões de higiene não podem eliminar partículas microscópicas do ar. Para capturá-los e mantê-los fora de seu produto final de alimentos e bebidas, seu equipamento de processamento requer filtros de ventilação.
Os desafios na implementação do filtro de ventilação
A segurança do produto é sempre prioridade na fabricação. Infelizmente, o ambiente em uma instalação de fabricação também é ideal para contaminação biológica, e os microrganismos que podem ser mais prejudiciais não são algo que você possa ver facilmente.
Para garantir a segurança do produto, você deve encontrar filtros de ventilação que:
• Sejam do tamanho certo para seus tanques;
• Forneçam ventilação adequada para evitar danos ao tanque;
• Retirem os microrganismos presentes em sua instalação antes que eles entrem nos tanques;
• Sejam fáceis de implementar.
Encontrando os filtros de ventilação do tamanho certo
O tamanho do tanque é um fator a ser considerado na escolha do filtro de tamanho certo, mas não é o único. Você também precisa calcular:
• Máxima pressão diferencial suportada pelo tanque;
• Vazão máxima de líquido durante o esvaziamento e enchimento do tanque;
• Como seus tanques são limpos e esterilizados (usando produtos químicos frios ou quentes);
• Quais conexões você precisa para os filtros de ar
• Como você está usando seus tanques (uso múltiplo versus uso único).
O tamanho correto do filtro de ventilação melhora a segurança do produto e da instalação, ao mesmo tempo em que reduz os tempos de processo e aumenta a flexibilidade no processo de fabricação.
Eliminando Microrganismos
Existem vários pontos no processo de fabricação quando seus produtos estão em risco de contaminação biológica, incluindo:
• Esterilização
• Recheio
• Evacuação
Muitos produtos alimentícios e bebidas também viajam por vários tanques, multiplicando a exposição potencial a contaminantes à medida que você introduz ar externo de suas instalações em cada etapa. Sem um filtro de ventilação, você corre o risco de introduzir contaminantes do ambiente ao redor, mas a segurança do produto não é uma garantia, mesmo com um filtro. Você deve ter o filtro do tamanho certo para capturar todos os microrganismos nocivos enquanto ainda permite o fluxo de ar adequado dentro e fora dos tanques.
Veja também
Filtros de ventilação de tamanho adequado aumentam a segurança do produto ao:
• Evitar contaminação microbiológica;
• Evitar que o ar não estéril entre em contato com seu produto;
• Garantir procedimentos de limpeza seguros para cada um dos seus tanques.
Prevenção de danos ao tanque
Além da segurança do produto, você também precisa pensar nas suas instalações. O filtro errado pode afetar negativamente o equipamento, a qualidade do produto e a segurança dos funcionários.
Vedações nos tanques que contêm ingredientes para o processo de fabricação evitam a contaminação. À medida que você enche e esvazia esses tanques, o ar dentro é deslocado. O ar flui para fora do tanque quando ingredientes líquidos ou sólidos entram, e o ar novo deve fluir para o tanque à medida que os ingredientes líquidos ou sólidos entram no produto fabricado.
Sem ventilação adequada, o tanque corre o risco de implodir ou explodir à medida que a pressão interna se acumula, causando limpeza cara e reparos no tanque. É um erro caro e que nenhuma fábrica quer cometer.
No entanto, você não pode simplesmente abrir o tanque para permitir que o ar flua, porque isso permitiria que contaminantes ambientais entrassem e criassem um produto inseguro. Para uma ventilação segura e sanitária, você precisa de um filtro apropriado que permita exatamente o volume de ar certo para deslocar eficientemente o conteúdo à medida que eles entram e saem do tanque.
Você também pode precisar de outras conexões e acessórios junto com seu filtro de ar para evitar que ele fique molhado ou contaminado pelo que está dentro do tanque.
Como obter o filtro de tamanho certo para processamento de alimentos e bebidas
Se você não sabe por onde começar ou como calcular o tamanho específico dos filtros de ventilação de que precisa, há uma boa notícia: você não precisa fazer isso sozinho.
A Sartorius entende o processo de fabricação de alimentos e bebidas e tem especialistas que podem ajudá-lo a calcular o filtro de tamanho exato que você precisa com base em parâmetros exclusivos para sua instalação e seu produto, incluindo: ambiente, escala, tamanho e temperatura.
Texto publicado originalmente no blog Science Snippets de propriedade da Sartorius sob o título: “Why Venting Filter Size Matters in Food & Beverage Production”.
Siga-nos nas Redes Sociais: