Plataforma Raízs estimula o comprador a conhecer a história dos alimentos, valorizando o trabalho de quem produz
A recém-lançada plataforma RAÍZS é um negócio social que convida moradores dos grandes centros urbanos a repensar a relação do consumo de alimentos, propondo uma reconexão entre quem compra e quem produz. Indo além de um e-commerce de orgânicos (www.raizs.com.br), a plataforma dá a oportunidade do consumidor conhecer a origem dos alimentos e quem os cultiva, gerando empatia e a valorização do trabalho do pequeno produtor.
A ideia é aproximar o consumidor às histórias dos produtores, seja por meio dos alimentos que vem com foto e texto identificando a família produtora ou depoimentos registrados no local de trabalho dos produtores e disponíveis em vídeo na plataforma online ou ainda pela tipografia do logo da RAÍZS – escrita pelo punho dos próprios produtores.
A partir de outubro, a plataforma pretende estreitar ainda mais essa relação lançando o programa de visitas ao produtor, que será uma oportunidade para o consumidor vivenciar uma realidade diferente de seu dia a dia.
Da visita à horta ao cafezinho passado na hora pela família, o visitante poderá compartilhar momentos de prosa e aprendizado, observando aspectos como a diferença de ritmo, cuidados necessários para a produção do alimento orgânico, a rotina no campo e até mesmo a diversidade cultural, trocando opiniões, sentimentos e impressões sobre o mundo em que vivemos.
Veja também
Com isso, o negócio de impacto social pretende criar laços e extrapolar a relação de compra e venda, abrindo espaço para a troca de conhecimento ao tangenciar temas como consumo consciente, sustentabilidade, alimentação saudável e agricultura familiar.
Rede RAÍZS: Quem faz, histórico e números
O negócio social já conectou 39 famílias, 200 consumidores recorrentes e entregou mais de 3 toneladas de alimento orgânico