SO+MA e o Grupo Heineken inauguram novos espaços de reciclagem

O programa ganhará 10 novas casas em parceria com a prefeitura na capital baiana

O Programa SO+MA Vantagens, patrocinado pelo Grupo Heineken no Brasil, em parceria com a prefeitura de Salvador, anuncia a expansão do Programa SO+MA Vantagens na cidade. A iniciativa, que já conta com duas unidades e mais de 2.000 famílias participantes, terá sua presença ampliada na capital baiana com a instalação de mais 10 casas até fevereiro de 2021 em diversos bairros.

A parceria público-privada é inédita e a SO+MA, a primeira fintech do país a unir benefícios reais a atitudes socioambientais, tem como base de seu projeto a ciência comportamental para promover a Economia Circular na prática. A expansão do projeto também chega em um momento de atenção às discussões ainda mais relevantes para a sociedade devido à pandemia, como saúde pública, desigualdade social, educação e até mesmo sobre a importância da destinação correta de resíduos, além, é claro, das mudanças em importantes instrumentos de política pública para o desenvolvimento com novo marco legal do saneamento e também o Planares, Plano Nacional de Resíduos Sólidos, fundamentais para gestão ambiental urbana que se faz ainda mais relevante nesta nova realidade.

“O Grupo Heineken está inovando no investimento em uma iniciativa com cunho social porque entende e acredita na importância deste programa como uma solução não só para os resíduos sólidos da cidade, como também uma contribuição para diminuir a desigualdade social. É gerando oportunidades e capacitando a população das comunidades que vamos alcançar a transformação social e contribuir para mudar a realidade de Salvador, quarta maior cidade do Brasil e umas das 40 do mundo que fazem parte do Grupo C40, e que estão adotando ações climáticas relevantes para um futuro mais sustentável”, afirma Ornella Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil.

Considerando as primeiras instalações do programa em 2019, em apenas duas localidades, a aderência do público foi satisfatória e os resultados expressivos. Até o momento foram mais de 155 mil quilos de resíduos desviados do aterro e encaminhados corretamente para reciclagem. Além disso, a iniciativa resultou em muitos outros impactos ambientais positivos, como:

545.567,75 litros de água que deixaram de ser contaminados com a entrega de 2.368 litros de óleo.
Economia de 873,67Kwh de energia, o suficiente para abastecer 26.004 famílias por dia.
Preservação de 922 árvores.

Economia de 098.406,56 litros de água, o suficiente para abastecer 6.102 pessoas por um dia.
Redução da emissão de CO2 em 064,75 quilos, compensando a emissão diária de 95.589 pessoas.

O programa SO+MA Vantagens é o único da cidade de Salvador habilitado para receber material em vidro. Este é, inclusive, um dos resíduos mais recebidos e direcionados para a Indústria Vidreira do Nordeste (IVN), localizada em Estância, no Estado de Sergipe, outra inovação implantada na cidade, que somando diferentes atores e fechou todo o ciclo desta cadeia. A iniciativa recolhe ainda papel e papelão, embalagem cartonada, garrafa pet, plástico, sucata, óleo de cozinha, alumínio, eletrodomésticos e computadores.

Para se cadastrar no Programa SO+MA Vantagens em Salvador, os interessados podem acessar o site www.somavantagens.com.br

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook

Deixe seu comentário