Relatório destaca preferência dos consumidores por embalagens sustentáveis

48% dos consumidores brasileiros dizem que, se tivessem a opção, sempre escolheriam
embalagens sustentáveis de produtos domésticos

A Ball Corporation divulgou relatório que destaca a crescente demanda dos consumidores por opções de embalagens que gerem menos impacto no meio ambiente. As novas impressões trazidas pelos consumidores destacam a preocupação das pessoas com os resíduos gerados a partir de suas escolhas e a importância dos atributos de sustentabilidade defendidos pelas marcas. Os consumidores brasileiros ainda citam as declarações “infinitamente reciclável”, “natural” e “lixo zero”, presentes nas embalagens, como as mais propensas a motivar a compra.

Quase metade (48%) dos consumidores entrevistados no país concordaram com a afirmação de que “se tivessem a opção, sempre escolheriam embalagens sustentáveis de produtos domésticos”. Esse número sobe para 50% quando perguntados se “gostariam que embalagens de produtos domésticos nestes formatos estivessem mais disponíveis e fossem mais fáceis de comprar”. O relatório, que sintetiza dados de uma pesquisa de consumo multinacional, revela a oportunidade de mercado para as marcas de produtos domésticos e de cuidados pessoais diversificarem suas opções de embalagens com o alumínio e atenderem às preferências de sustentabilidade dos consumidores.

Os resultados apontam para os atributos de sustentabilidade e a reciclagem dos produtos como motivadores de compra importantes para consumidores ao redor do mundo. Quase metade (45%) dos consumidores entrevistados no mundo inteiro citou “sustentável” como fator extremamente importante quando se trata de produtos domésticos e de cuidados pessoais. Além disso, 40% deles observaram que declarações de “melhor para o meio ambiente” e “usa menos plástico” nas embalagens os motivam a comprar um produto, sendo que 50% declararam que preferem embalagens de produtos domésticos e de cuidados pessoais que sejam fáceis de reciclar.

“Vemos uma demanda crescente por embalagens mais sustentáveis, com pessoas muito mais preocupadas com suas escolhas de consumo e como elas podem impactar o meio ambiente. Os consumidores buscam produtos seguros, premium e sustentáveis, mas que também sejam práticos. Na divisão de latas de alumínio da Ball, conseguimos reconhecer que a embalagem é a preferida dos brasileiros pela união de todos os atributos do envase. A partir disso, nossa tarefa como fornecedores de embalagens é trabalhar com as marcas para que elas entendam o mercado e possam oferecer soluções simples, que facilitem a rotina das pessoas e, ao mesmo tempo, minimizem o impacto ambiental de seu uso”, comenta Estevão Braga, Diretor de Sustentabilidade da Ball para América do Sul.

De modo geral, a partir do relatório, conclui-se que os consumidores demonstram preferência por embalagens de produtos domésticos e de cuidados pessoais que não sejam apenas sustentáveis, mas também práticas, premium e seguras. O estudo também destaca o alumínio como solução de mercado para os dilemas das marcas com relação a embalagens. Afinal, o material pode ser infinitamente reciclado, não importando cor, formato ou tamanho. Com isso, 75% do alumínio já produzido no mundo continua em uso hoje, e no Brasil, a taxa de reciclagem de latas de alumínio, por exemplo, é de 99%, colocando o país em destaque mundial sobre o ciclo de vida do material.

“O novo relatório da Ball revelou que os produtos domésticos e de cuidados pessoais não são exceção no que se refere à crescente demanda dos consumidores por embalagens sustentáveis. Os consumidores estão buscando alternativas para as embalagens de produtos que eles usam atualmente”, comenta Estevão. “É questão de tempo e amadurecimento de mercado para que os consumidores da América do Sul, como um todo, recebam de nós e das marcas soluções sustentáveis em garrafas de alumínio, cuja adoção generalizada em bebidas, ambientes domésticos e de cuidados pessoais apresenta a oportunidade de usar uma embalagem verdadeiramente circular em qualquer situação”, completa.

O relatório da Ball baseia-se em uma pesquisa realizada em 2021 com mais de 1.500 consumidores finais nos EUA, México, Brasil, Reino Unido, França e Alemanha. Em cada país, a pesquisa foi conduzida com uma amostra equilibrada de consumidores representativos em termos nacionais que compraram algum produto doméstico ou de cuidados pessoais nos últimos 60 dias. Os entrevistados foram convidados a compartilhar suas opiniões, preferências e comportamentos relacionados à compra e ao uso de produtos domésticos e de cuidados pessoais.

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