Práticas sustentáveis estão ainda na produção direta dos espumantes da marca, que tem selo vegano em 3 categorias
A Ponto Nero, marca do Grupo Famiglia Valduga que elabora espumantes a partir do método charmat e tem certificação vegana pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SBV) nas categorias Cult, Live Celebration e Freebie, reforça seu compromisso com a conservação do meio ambiente e promove práticas sustentáveis em suas operações, com destaque para a utilização de energia renovável e logística reversa.
Com o intuito de valorizar ao máximo o potencial da fruta, com mínimo de interferência em sua elaboração, foi criado o rótulo Ponto Nero Cult SO2 Free, que chegou ao mercado nas versões branco e rosé, e é caracterizado pela não adição de conservantes em sua composição, visando enaltecer a qualidade da fruta. A presença de SO2 (dióxido de enxofre) é conferida naturalmente à bebida pelas leveduras durante o processo dela de fermentação alcoólica.
“Demonstramos respeito e cuidado com o meio ambiente por meio das práticas sustentáveis em nosso processo de produção e nas operações da marca. Apoiamos a sustentabilidade, e atendemos aos consumidores mais exigentes quanto ao posicionamento das marcas em relação a causas ambientais e responsabilidade junto ao nosso entorno”, afirma Jones Valduga, Superintendente da Ponto Nero.
Energia renovável
Veja também
Desde novembro de 2020, a Ponto Nero é certificada pelo uso de energia elétrica proveniente de fonte limpa, totalmente renovável e que não agride o meio ambiente, como eólica, solar, biomassa, PCH e CGH.
Logística reversa de embalagens
Em 2023, a Ponto Nero realizará a logística reversa de cerca de 95.194 kg de embalagens de produtos comercializados em 2022. Para que esta ação seja possível, a marca conta com o apoio da Eu Reciclo, empresa que atua no mercado de reciclagem e gestão de resíduos, buscando soluções sustentáveis para minimizar o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de materiais. Após recolhidos, garrafas, latas, cartuchos e demais materiais usados em embalagens serão destinados para reciclagem ou descarte correto.
“Esta frente de trabalho sustentável é muito importante porque retiramos possíveis resíduos do meio ambiente e damos a destinação correta às embalagens utilizadas para entrega dos nossos espumantes ao mercado, garantindo que a Ponto Nero minimize o impacto causado além da operação e da produção dos espumantes”, conclui o executivo.