O Dia da Consciência Negra, comemorado regionalmente em 20 de novembro desde 2004 e que em 2024 passa a ser feriado nacional, é um momento importante para a reflexão sobre discriminação racial no País. Recentemente, a pesquisa Brand Inclusion Index 2024 (BII ), da empresa global de dados e análise de marketing Kantar Insights, revelou que 61% dos brasileiros pretos e pardos entrevistados sofreram algum episódio de discriminação no último ano, sendo 31% no local de trabalho, 26% andando em locais públicos e 24% enquanto faziam compras.
O estudo avaliou a opinião de 1.012 brasileiros de quatro grupos subrepresentados: mulheres, pessoas pretas e pardas, pessoas com deficiências (PCDs) e comunidade LGBTQ+, concentrando-se na percepção deles sobre diversidade, equidade e inclusão de uma marca. Do total de entrevistados que sofreram discriminação em 2023, 11% afirmaram que a motivação foi a cor da pele e 10% a etnia ou a raça.
Ao serem perguntados sobre o papel das marcas nesse contexto, 86% das pessoas pretas e pardas afirmaram ser importante que empresas das quais compram promovam ativamente a diversidade e a inclusão em seus próprios negócios ou na sociedade como um todo. Para elas, Natura, Avon e Nike são reconhecidas como as mais diversas por retratarem essa população de forma positiva e motivacional, ao mesmo tempo em que abordam suas lutas e vitórias. Além disso, as três marcas geralmente adaptam linhas de produtos para consumidores não brancos.
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“As marcas trazem mais DEI em suas comunicações hoje em dia, mas ainda existe uma distância entre a comunicação e a ação”, afirma Rafael Farias Teixeira, executivo de marketing da Kantar Insights Brasil e um dos responsáveis pela pesquisa. “As marcas mais bem sucedidas em DEI, na percepção dos brasileiros, são aquelas que de fato têm coragem para transformar a sociedade em que estão inseridas e apoiar as causas desses grupos subrepresentados.”
O Brand Inclusion Index revelou ainda que apenas 20% dos entrevistados se sentem representados o tempo todo em comunicações (69% algumas vezes e 6% nunca). “Esses índices mostram claramente que o marketing inclusivo é uma oportunidade significativa para impulsionar o crescimento de marcas”, conclui Teixeira.
Mais informações sobre a pesquisa em Brand Inclusion Index 2024.
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