A Nestlé Waters, através de uma parceria com a Sidel, obteve uma economia de energia equivalente ao consumo de mais de 20 fornos, o que representa redução de mais de 1 milhão de euros por ano
Em 2010, a Nestlé Waters lançou mundialmente seu programa de economia de energia. Com mais de 96 unidades de produção situadas em 35 países no mundo, a empresa prioriza ações de melhoria de desempenho ambiental em seus processos, e também ações que possam reduzir os custos operacionais.
A Sidel, fornecedora de equipamentos de produção e serviços para líquidos em PET, trabalha com a Nestlé Waters há mais de 50 anos, obtendo desenvolvimentos importantes e significativos para a indústria de bebidas.
Foco nas sopradoras
As sopradoras, geralmente, representam cerca de 70% do consumo de energia de uma linha de envase de bebidas. Encarregada de analisar a eficiência do uso de energia elétrica na Nestlé Waters, a Sidel lançou a auditoria-piloto Eco em duas das sopradoras da empresa.
Depois de monitorar e medir o consumo energético das sopradoras, identificou medidas corretivas de economia de energia. Uma dessas recomendações era a instalação de lâmpadas com refletor no topo do forno, a fim de manter a energia no interior dos fornos das sopradoras. Isso resultou em uma redução do consumo de energia elétrica requerida para o processo de aquecimento de preformas equivalente ao desligamento de 20 fornos de preformas, sem que isso comprometesse o desempenho do forno. “Obtivemos uma economia de energia de cerca de 20% e estamos realmente satisfeitos com o desempenho resultante dos upgrades das duas primeiras sopradoras”, explicou Stephane Bosshart, Diretor de Engenharia Corporativa da Nestlé Waters. “Tanto que, com base nesses resultados, decidimos aplicar um programa Eco integral para compartilhar essas práticas recomendadas a todas as nossas sopradoras, no mundo todo”, afirmou.
Implementação mundial do programa de economia de energia
O programa de conservação de energia foi implementado em todas as fábricas da Nestlé Waters do mundo. Equipes da Sidel planejaram e forneceram todos os recursos necessários para as diferentes intervenções nas unidades, em mais de 30 países. Também ofereceram suporte técnico para o projeto. Até o final de 2015, aproximadamente 130 sopradoras haviam sido convertidas ao sistema de lâmpadas com refletor no topo do forno. Todas elas com um retorno sobre o investimento (ROI) previsto entre 6 e 24 meses.
“Os upgrades para o sistema de lâmpadas com refletor no topo do forno alcançaram melhorias reais”, comenta Eric Baronnet da Nestlé Waters. “Por exemplo, geraram uma redução no uso de energia por sopradoras nas unidades dos EUA de até 25%.” Outros avanços como os obtidos nos EUA contribuíram de maneira global para uma economia anual de mais de um milhão de euros nas unidades da Nestlé Waters do mundo todo.
Tanto a Nestlé Waters como a Sidel estão totalmente empenhadas em obter uma economia de energia significativa e contribuir para melhorias do desempenho ambiental dos produtos. Trabalhando em um plano de melhoria de sustentabilidade contínua, a Sidel classifica suas linhas de produção de acordo com o consumo de energia.
A empresa também analisa as razões de possíveis desperdícios de energia em toda a sopradora, incluindo o forno, o compressor e o resfriador. Nestlé Waters e Sidel trabalharam novamente em colaboração para desenvolver um simulador de economia de energia para avaliar as sopradoras em termos de consumo e viabilizar soluções de otimização de desempenho.