Cuidados relativos à COVID-19 serão reforçados
nas comunidades cafeeiras de todo o país
A Nespresso segue este ano com a divulgação de uma cartilha digital para orientar produtores, trabalhadores e moradores rurais durante o período de colheita de café, que ocorre de maio a setembro no Brasil. A cartilha foi um material desenvolvido em 2020 para auxiliar na disseminação das medidas preventivas e, mais uma vez, está sendo replicada, em parceria com a Cooxupé, NKG Stockler, Wolthers&Associates, Bourbon Specialty Coffees e EISA.
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Com o intuito de difundir boas práticas, a cartilha digital com recomendações de prevenção em cada etapa do processo apresenta os cuidados que devem ser tomados desde transporte de trabalhadores, chegada a fazenda, colheita de café até convívio em áreas de conveniência, refeitórios e alojamentos. As orientações para segurança de moradores nas fazendas, pessoas em grupo de risco e quarentena – no caso de possíveis sintomas da doença – também são pontuados no material de suporte.
“Neste segundo ano de pandemia, precisamos levar a informação novamente ao maior número possível de pessoas. A nossa prioridade é garantir segurança a todos os envolvidos na cadeia do café. Por isso, estamos investindo em variados tipos de comunicação, especialmente, no período da colheita”, reforça Guilherme Amado, Líder do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™ no Brasil e no Havaí.
A iniciativa faz parte do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, lançado em 2003 em colaboração com a ONG Rainforest Alliance e o Imaflora, para fornecer aos produtores conhecimentos e técnicas que os apoiem na produção de um café de alta qualidade, utilizando práticas sustentáveis e que também contribuam com a qualidade de vida. Hoje, 100% dos cafés Nespresso adquiridos no Brasil são sustentáveis e fazem parte do programa.
“A Nespresso tem um profundo cuidado com todos os nossos parceiros da cadeia, do campo à xícara, e nosso trabalho é uma busca constante por soluções construtivas para todos os atores que nos acompanham nessa jornada do café, sempre pensando em uma comunicação mais transparente e assertiva”, diz Amado.