Rótulo EcoFloat, desenvolvido pela CCL, foi testado com sucesso em planta da PepsiCo com a rotuladora Sleevematic TS, da Krones
Até agora, os rótulos sleeves de PET-G padrão representam um desafio para os sistemas de reciclagem, porque não podem ser separados do PET cristalizado das garrafas de maneira segura e, portanto, levam a uma menor eficiência das linhas de reciclagem. Isso, por sua vez, significa para a economia circular que recursos valiosos não são usados de maneira otimizada.
Para resolver este problema, a CCL desenvolveu um sleeve chamado EcoFloat, feito de poliolefina de densidade menor que o PET das garrafas. Graças a esta propriedade, os rótulos podem ser separados no processo de flutuação/imersão nas linhas de reciclagem.
Esses sleeves recicláveis foram, então, aplicados com sucesso em um teste de campo em uma linha de alta velocidade da PepsiCo em Rodgau, na Alemanha, com uma rotuladora da Krones, em garrafas de chá gelado Lipton de 0,5 litro e 1,5 litro. Os rótulos de poliolefina são aplicados com:
· Uma rotuladora Sleevematic TS com alimentador de etiquetas Multireel S para bobinas de sleeves,
· Um túnel de encolhimento a vapor Shrinkmat,
· Dois secadores de contêineres Linadry, localizados respectivamente antes da rotuladora e depois do túnel de retração a vapor.
Para obter a máxima disponibilidade e eficiência da máquina com os sleeves EcoFloat, a Sleevematic TS foi equipada com um kit especial de adaptação de poliolefina. O kit foi montado em um dia e contém rolos e ferramentas de corte especialmente adaptados. A linha começou a operar de forma imediata em alta velocidade e com a máxima eficiência.
O resultado do encolhimento e a qualidade da rotulagem mostraram um alto nível de aplicação, semelhante ao dos sleeves de PET-G padrão.
“Estamos satisfeitos com o rápido sucesso de nossa linha Krones. Apenas um pequeno kit foi necessário, resultando em um mínimo de tempo de inatividade da linha. Vemos este projeto como um excelente exemplo de esforços para promover o desenvolvimento sustentável da PepsiCo e da indústria de bebidas em geral”, finaliza Ronny Liere, Operations and Manufacturing Support da PepsiCo.