Fábricas da PepsiCo operam sem consumir água da rede pública

Empresa divulga Resumo Ambiental, Social e de Governança (ESG)

A PepsiCo acaba de divulgar o Relatório anual de ESG 2022, com destaque para a operação de quatro fábricas de alimentos com consumo zero de água na América Latina: sendo duas no México, uma no Brasil (Itu/SP) e uma na Colômbia. Juntas, essas localidades acumularam 550 dias sem consumir água dos aquíferos locais em 2022.

“A América Latina é fundamental para os objetivos globais de ESG da PepsiCo. Nossa agenda pep+ nos permite entregar crescimento respeitando os limites ambientais. As ações que implementamos em 2022 são mais um passo na rota que traçamos. Com o apoio dos nossos times e parceiros, temos contribuído para elevar o padrão da indústria criando valor para as pessoas e para o planeta”, disse Paula Santilli, CEO da PepsiCo América Latina.

No Brasil, a PepsiCo reduziu pela metade o total de água gasta por quilo de alimento produzido, de 4,6 litros (em 2016) para 1,97 litro (em 2022) e alcançou autonomia hídrica em sua fábrica no município de Itu (SP) – uma área de escassez hídrica -, onde conta com uma estação de tratamento de efluentes (ETE) que potabiliza 100% dos efluentes da operação. Somente nessa planta fabril, a companhia deixa de captar cerca de 27 milhões de litros de água ao mês do município. A iniciativa está sendo implementada nas fábricas da PepsiCo de Curitiba e Sete Lagoas (MG), com uma economia de água prevista de 70% a partir do início das operações destas ETEs, que deve ocorrer até o final de 2024.

“Temos muito orgulho por contribuir de forma significativa para esses avanços da PepsiCo na América Latina com as nossas ações e investimentos no Brasil, que também resultam do empenho, criatividade e inovação do nosso time local”, afirmou o presidente da PepsiCo Brasil Alimentos, Alex Carreteiro.

Produção sustentável de ingredientes: 99% das batatas, assim como 100% do açúcar e do óleo de palma usados ​​pela PepsiCo são certificados como matérias-primas de origem sustentável. Até 2030, a PepsiCo tem um compromisso global de fornecer 100% de seus principais ingredientes de forma sustentável. No Brasil, 100% das batatas e mais de 90% do coco-verde utilizado pela companhia já tem origem sustentável, de acordo com o SFP – Sustainable Farm Program.

“Estamos em uma jornada na qual temos investido no desenvolvimento de novos materiais e modelos de negócios, repensando como as embalagens do futuro podem ser feitas por meio de fontes renováveis e explorando opções de reutilização de embalagens no nosso negócio ao redor do mundo. Priorizamos o tema da economia circular e mantemos uma série de iniciativas para promover e impulsionar a reciclagem também no Brasil”, disse Ricardo Maldonado, Presidente de Bebidas da PepsiCo para América Latina Cone Sul.

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