Com esse propósito, empresa desenvolve pelo menos uma inovação por ano
Todos os anos a Ambev traz para o mercado pelo menos uma nova inovação em produtos e serviços especialmente pensada para fomentar a moderação entre os consumidores. Entre 2022 e o primeiro semestre de 2023, a companhia investiu R$ 45 milhões nessa frente, mas já são mais de 20 anos atuando para levar conhecimento e informação sobre consumo responsável. A partir da escuta ativa, a companhia adiciona novos ingredientes às suas receitas: a combinação entre tecnologia, inovação e ciência são as maiores aliadas para traduzir os conceitos de moderação para os consumidores.
Nos últimos anos a companhia elevou a moderação a novos patamares com o lançamento de inovações que ajudam a promover a conscientização sobre o consumo de álcool de forma prática e tangível às pessoas.
Com a escuta ativa, a companhia entendeu a demanda dos consumidores por soluções que vão de encontro a um estilo de vida mais equilibrado e do consumo responsável. Somando um time inovador, tecnologias de ponta e colaboração com o ecossistema, a empresa lançou neste ano o Flow Voice, inteligência artificial que consegue identificar o consumo de álcool pela voz, criada em parceria com a Metatimbre. A expectativa é que, no futuro, a tecnologia auxilie as pessoas a tomarem melhores decisões, e que seja também utilizada por empresas e em políticas públicas para promover segurança nas estradas.
Veja também
Outro lançamento que surpreendeu os consumidores foi a ON BY BEATS, uma barrinha criada para incentivar hábitos positivos, como o de se alimentar antes e durante o consumo de álcool. O lançamento ocorreu durante o Carnaval junto a uma série de ações com foco em despertar a moderação entre os brasileiros. Antes de ser lançada, a barrinha foi testada clinicamente no Canadá e na Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
Ambas as inovações foram feitas pelo time do Smart Drinking Lab, squad multidisciplinar que conta com o suporte do Centro de Inovação e Tecnologia da Ambev (CIT), e cuja missão é encontrar inovações e fomentar pesquisas para criação de produtos para o brasileiro moderar a partir de tecnologia e inovação.
“O pipeline é extenso e muitas pesquisas ainda estão em etapas iniciais, mas é um território de atuação para a indústria elevar, cada vez mais, a robustez dos projetos voltados à conscientização sobre esse tema”, afirma Rodrigo Moccia, Diretor de Relações Institucionais da Ambev.
Siga-nos nas Redes Sociais: