Vinícola gaúcha lança primeiro espumante Prosecco Rosé do Brasil

Crédito: Erik Leidens Bende

Bebida elaborada pela Cooperativa Vinícola Garibaldi apresenta aromas cítricos e florais

A cidade de Garibaldi, na Serra gaúcha, é reconhecida como Capital do Espumante – e é de lá que vem o primeiro Prosecco Rosé do Brasil. O pioneirismo é da Cooperativa Vinícola Garibaldi, especialista na elaboração das bebidas borbulhantes, que lança um espumante leve, fresco, com boa complexidade de aromas e fácil de consumir. A novidade, batizada de Garibaldi Prosecco Rosé Brut, já está à venda no varejo anexo ao complexo enoturístico (av. Independência, 845 – em Garibaldi), além de chegar em breve a pontos de venda e ao e-commerce.

Na avaliação do presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Oscar Ló, o lançamento segue a perspectiva de inovação. “Além de ser o primeiro Prosecco Rosé do Brasil, é possivelmente o primeiro do mundo, ou seja, largamos na frente de países tradicionais na produção de espumantes, como Itália, França e Espanha. Isso significa que a marca tende a ganhar cada vez mais holofotes por sua qualidade, inovação e excelência na elaboração de bebidas derivadas da uva”, pontua.

O segredo, de acordo com o enólogo Ricardo Morari, está na adição de uma pequena porcentagem de uvas tintas Pinot Noir à elaboração do Garibaldi Prosecco Rosé Brut. “Um espumante varietal (ou seja, que apresenta o nome da variedade de uva no rótulo), precisa ter no mínimo 75% dessa uva destacada na composição do produto. Como nosso objetivo era que a bebida permanecesse leve e fresca, prevalecendo características da Prosecco, utilizamos um percentual de Pinot Noir em torno de 3 a 5%, somente para dar o toque necessário de cor”, explica.

Além do aspecto visual de um delicado rosé, a nova versão do espumante possui perfil aromático mais complexo, encontrando notas florais, cítricas e de frutas vermelhas frescas. No paladar, o produto apresenta o mesmo frescor e cremosidade do branco, porém, com retrogosto mais frutado. Para harmonizar, vale degustar o espumante com canapés, saladas, sopas cremosas, peixes leves, frutos do mar e queijos.

Deixe seu comentário