Venda de cervejas no pré-jogo aumenta faturamento dos minimercados em mais de 50%

Pesquisa mostra a Heineken na liderança das vendas

A quarta-feira pode parecer um dia comum da semana, mas só se você não é amante de jogos de futebol. Conhecido popularmente pela transmissão de jogos em TV aberta, as quartas-feiras são marcadas pela reunião de amigos e celebrações com a família a fim de torcer por um time em comum. Por ter um caráter de festividade, esse dia ficou marcado especialmente para os minimercados autônomos, que registraram um aumento exponencial na venda de cervejas no período anterior em que os jogos são transmitidos.

A Honest Market Brasil possui 300 unidades em mais de 23 estados e um sistema único de análise que permite aos franqueados monitorarem o funcionamento de suas respectivas unidades em tempo real. Foi em uma dessas pesquisas, que a HMBR identificou aumento nas vendas de cervejas, especialmente durante as quartas-feiras. A venda dos produtos que antes era mínima, quase inestimável, passou a causar uma grande diferença no faturamento.

A pesquisa nacional foi realizada em uma quarta-feira de jogo, considerando as 300 unidades da franqueadora. Para se ter uma ideia, às 17h foi quando o faturamento começou a aumentar e já às 19h, o número das vendas em geral quase dobrou, em um intervalo de apenas 2 horas. O mais surpreendente é que, na lista de itens mais vendidos, os oito primeiros são as cervejas.

Na quarta-feira em questão, a marca Heineken ocupou o primeiro lugar. Foram mais de 500 unidades vendidas em um único dia e neste pequeno período. Em seguida, vieram as marcas Amstel e Antártica, mas mesmo somadas, alcançaram somente um pouco mais da metade da quantidade de Heineken consumida, fazendo com que o faturamento total aumentasse 51,45% entre às 18h e às 19h, um intervalo de apenas 1 hora. Vale ressaltar que os pontos de venda estão sempre localizados em ambientes minimamente controlados, ou seja, com uma menor circulação de pessoas.

A pesquisa foi estendida para um bimestre, comparando as quartas de cada semana. Na quarta da semana 1 para a semana 2, houve um aumento de quase 27%, já na semana 5 para a semana 6, o aumento nas vendas de cerveja foi de quase 30%.

De acordo com Ana Paula Moraes, sócia co-fundadora da Honest Market Brasil e Diretora Geral da companhia, os dados, mesmo que esperados, foram uma surpresa graças às suas proporções: “É claro que, no Brasil, existe essa cultura de que a quartas-feira é dia de jogo, um momento de relaxar e torcer com os amigos. Também é automático que se pense no consumo de cerveja neste dia da semana. O que nos surpreendeu, de fato, foi a proporção que isso tomou. É uma evolução muito grande no faturamento geral das unidades e indica uma mudança brusca e importante no comportamento do consumidor”, comenta.

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno