Concurso foi criado em 2018, com o objetivo de estimular
a busca por soluções mais eficientes e inovadoras para os negócios
A Nestlé anunciou os vencedores de seu concurso interno de inovação e empreendedorismo, o Open Innova. Por meio da iniciativa, os colaboradores podem inscrever ideias de produtos, canais, novos negócios, processos ou infraestrutura que tragam mais eficiência ou melhorias para a companhia. Cada projeto deve ser liderado por um time de três colaboradores. Ao final, são selecionadas as melhores ideias em impacto e relevância para o negócio da Nestlé para serem aceleradas e implementadas com o apoio de líderes da empresa.
Este ano, em sua segunda edição, o concurso teve como tema a Sustentabilidade. Foram mais de 70 projetos inscritos e cinco finalistas escolhidos, que foram acelerados internamente. Ao final, foi eleito o grande ganhador: uma iniciativa que estimula a adoção de boas práticas na produção do cacau, uma das cadeias prioritárias para o negócio da Nestlé. O grupo vencedor vai receber R$ 20 mil para aplicar em treinamentos, além de representar a Nestlé no Pacto Global, que é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, no Programa Innova2030. Caso seja selecionada lá também, a iniciativa vai passar por um programa de aceleração durante 10 meses e será transformada em um negócio real, com valor para a sociedade.
Na edição anterior do Open Innova, realizada em 2018, surgiram soluções como a integração da loja própria da Nestlé ao e-commerce da scale-up Supermercado Now. Pela iniciativa, é possível comprar produtos da empresa pelo site emporionestle.com.br e retirar os produtos na loja em até duas horas, ou receber em casa para locais que ficam em até 15 km de distância.
As iniciativas se somam a uma série de ações que a Nestlé tem realizado para estimular uma cultura mais inovadora e ajudar na jornada de transformação digital da companhia.