Restaurantes oferecem descontos em alguns rótulos
Para celebrar o Malbec World Day (Dia Mundial do Malbec), comemorado em 17 de abril, a Mr. Man, importadora de bebidas e produtos gourmet, em parceria com renomados restaurantes de São Paulo, oferece preços especiais nos rótulos Famiglia Bianchi Malbec e no Elsa Bianchi Malbec durante o período de 1º a 17 de abril. Na loja virtual da Mr. Man, todos os rótulos da uva Malbec têm 15% de desconto no período de 13 a 17 de abril.
Na rota dos descontos do Malbec World Day, destacam-se os restaurantes Barbacoa (shopping D&D e Morumbi), Tappo Tratoria, Pullman Hotel, Losteria do Piero, Cantina do Piero, Pecorino, Dona Carmela, Churrascaria Estancia, Viareggio, A tal da pizza entre outros estabelecimentos localizados na capital paulista.
Na página da Mr. Man no Facebook (www.facebook.com/mrmanimportadora) é possível localizar os restaurantes que oferecerão descontos nos vinhos. Já para adquirir os rótulos com preços promocionais, basta acessar o site da importadora www.mrman.com.br.
Origem do Malbec World Day
No sudoeste da França, cultivava-se a uva Malbec, matéria-prima utilizada para a elaboração dos vinhos da região de Cahors. Esses vinhos se consolidaram na Idade Média e terminaram de se fortalecer na modernidade.
A conquista do mercado inglês foi um passo decisivo na valorização dessa cepa na Inglaterra e no mundo. No final do século 19, a praga de filoxera destruiu a viticultura francesa, fazendo com que a variedade caísse no esquecimento, mas deixando uma cultura de apreciação da Malbec já construída.
Tempos depois, a Malbec se expandiu na Argentina, chegando ao país portenho em 1853 pelas mãos do francês Domingo Faustino Sarmiento, que chegou ali para levar adiante a direção da escola de agricultura Quinta Agronômica de Mendoza, com a inciativa de incorporar novas variedades com o objetivo de melhorar a indústria vitivinícola nacional argentina.
Em 17 de abril de 1853, com o apoio do governador de Mendoza, Pedro Pascual Segura, foi apresentado o projeto diante da Legislatura Provincial, visando fundar uma Quinta Normal e uma Escola de Agricultura. Esse projeto foi aprovado com força de Lei pela Câmara de Representantes em 6 de setembro do mesmo ano.
No final do século 19, graças aos imigrantes italianos e franceses, a vitivinicultura cresceu exponencialmente e, assim, a Malbec, que se adaptou rapidamente aos diversos terroirs da Argentina, inclusive, melhor do que em sua região de origem. Dessa forma, com o passar do tempo e com muito trabalho, perfilou-se como uva símbolo da Argentina.
A gestão de Pouget e Sarmiento na Quinta Normal de Mendoza foi parte decisiva desse processo. Por isso, o dia 17 de abril é, para a Wines of Argentina, não só o símbolo da transformação da vitivinicultura, mas também o ponto de partida para o desenvolvimento dessa cepa, emblema mundial do país.