Brasil é destaque em valor gasto com alimentos e bebidas fora de casa em 2023, com incremento de 26% em relação ao ano passado
O consumo fora do lar mostra fôlego ao redor do mundo. Prova disso é que, pela primeira vez, houve recuperação em relação a níveis pré-pandêmicos. A alta de 10% no primeiro trimestre de 2023 é o ápice de uma sequência de oito trimestres consecutivos de crescimento. As informações são do OOH Barômetro 2023, relatório produzido pela Kantar.
O bom desempenho global é impulsionado pelas estatísticas da Europa e da América Latina. Os destaques ficam para Brasil (alta de 26% no valor entre o primeiro trimestre de 2022 e o deste ano), Reino Unido (23%) e México (14%). Em números gerais, a modalidade cresceu 11% em valor no mundo.
Os gastos com consumo fora do lar são mais voltados para a categoria Horeca (setor formado pelo conjunto de hotéis, restaurantes e cafés), que apresenta alta de 14% no valor entre o primeiro trimestre de 2022 e o mesmo período de 2023. Em seguida, aparece Impulso (compras em lojas de doces, máquinas de venda automática, postos de conveniência, entre outros), com 10%.
Ainda vale destacar que as bebidas têm sido o setor mais afetado, com a proporção de consumo longe dos níveis pré-pandêmicos. Um exemplo neste contexto são os refrigerantes. No primeiro trimestre de 2020, o produto tinha 53% de valor no mercado mundial. Caiu para 39% no mesmo período de 2021, subiu para 49% no ano seguinte e permanece com a mesma porcentagem agora.
Mesmo assim, é possível ver histórias de sucesso, com marcas que estão crescendo graças ao consumo fora de casa. Das empresas mais escolhidas mundialmente, Coca-Cola e Fanta são as principais beneficiadas. A primeira registrou 2442 CRP (Consumer Reach Point) em 2022, enquanto a segunda marcou 473 CRP. A métrica original da Kantar mensura quantos indivíduos estão comprando produtos de determinada companhia e com que frequência isso ocorre.