Colheita de café começa em um novo cenário

Café está presente em 98% dos lares do Brasil

A segunda bebida mais consumida nos lares brasileiros celebrou no domingo, 24 de maio, o Dia Nacional do Café, juntamente com o início da fase de colheita. A data, escolhida pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), ganha um sabor diferente frente ao cenário atual de pandemia, reforçando a presença do item nos lares brasileiros, aumento de consumo e estratégias para manter o consumidor abastecido.

Com presença em 98% dos lares, de acordo com pesquisa encomendada pela JACOBS DOUWE EGBERTS (JDE), o café tem apresentado crescimento no consumo ano após ano. E não é diferente frente à atual pandemia da COVID-19. Dados da pesquisa revelam que mais da metade dos consumidores brasileiros aumentaram o consumo de café durante a quarentena, com o consumo domiciliar apresentando aumento de 31% em volume.

Tina Cacao,
Diretora de Marketing da JDE

“O café é uma tradição entre os brasileiros, presente nas refeições, nas conversas e trazendo aconchego. Para nós, o momento agora é de focar em garantir a disponibilidade dos produtos do dia a dia do consumidor. O café tem um papel de garantir a força e energia que precisamos todos os dias e principalmente nesse momento de reclusão social”, comenta Tina Cação, diretora de Marketing da JDE no Brasil.

O Brasil tem se consolidado como o 2º maior mercado consumidor de café no mundo e o 5º em maior em consumo per capita, com média de 2,5 xícaras por dia (enquanto o país líder, a Suécia, tem consumo de 3,5 xícaras/dia). Nos últimos anos, o café ganhou ainda mais representatividade na mesa do brasileiro. “O consumidor brasileiro tem percebido cada vez mais o valor dos cafés premium, devido à seleção de grãos, aromas e sabores sofisticados, e aumentado a busca por esses cafés especiais também para o consumo doméstico”, completa Tina Cação.

Outra gigante do setor, a Nestlé também aposta no aumento do consumo de cafés premium e segundo a empresa nesse período de pandemia, as vendas desse item através do e-commerce aumentaram cerca de 30%.

No ano passado, foram 12 lançamentos da marca Nescafé e com resultados satisfatórios, com vendas de mais de 1 milhão de produtos nessas novas linhas e a ideia agora é disponibilizar diferentes tamanhos da linha.

Carlo Costa Gallinea, diretor comercial da Bonblend – uma empresa que há dez anos trabalha com grãos e blends especiais no Paraná e em Santa Catarina – e um apaixonado por café, ressalta ainda, a importância do produto para a economia nacional, pois gera empregos e renda. Segundo dados recentes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, no período 2019/2020, o Brasil representou 38,3% na produção mundial e foi responsável por 30,7% das exportações de café, o equivalente a mais de um terço do abastecimento em todo planeta.

Colheita

O Brasil é o maior produtor de café do mundo exportando mais de 35,15 milhões de sacas por ano. Em segundo lugar vem o Vietnã, exportando 29,48 milhões.

Este ano, a colheita de café no país, seja manual ou mecanizada, terá uma situação bem diferente de anos anteriores.

As fazendas estão se adaptando aos trabalhos durante a pandemia com protocolos desenvolvidos por agências de pesquisas como Emater, Embrapa e outras, que orientam fazendeiros a garantir condições de saúde aos trabalhadores rurais. Os protocolos mostram ao cafeicultor como agir desde o momento da contratação da mão de obra, transporte e alojamento dos trabalhadores até as ações de prevenção no dia a dia da colheita.

Principalmente no caso da colheita manual, a situação atual espaçamento maior entre os trabalhadores o que deve significar maior tempo de colheita, redução de mão de obra e, em algumas propriedades até mesmo a colheita de frutos ainda verdes junto com frutos no estado ideal de maturação. Isso pode ocasionar queda de rendimento, menor produtividade e a adoção de controles adequados para que se possa garantir a qualidade do processo de produção do café.

Para comemorar com café

Para quem gosta de café, nada melhor do que comemorar bebendo um delicioso cafezinho ou experimentando uma nova iguaria com o fruto ou derivados na receita. A Bonblend separou uma receita especial que casa muito bem com os dias mais frios, de acordo com a estação: Tiramissu – uma sobremesa italiana deliciosa e que agrada do paladar mais simples ao mais exigente. Confira abaixo e aproveite:

Celebre o café em grande estilo fazendo uma receita especial que leva a bebida como ingrediente

Tiramissu com Bonblend (rende 5 porções)

Ingredientes

3 colheres (sopa) cheias de pó de Café Boblend Tradicional (60 g)

1 xícara (chá) de água quente

500g de creme de leite fresco

1 xícara (chá) de açúcar

200g de cream cheese

150g de biscoito inglês (ou biscoito champagne) e cacau em pó

1 colher (sopa) de licor de amêndoas (Frangélico) – opcional

Modo de Preparo

Prepare o Bonblend Tradicional com a água indicada

Bata o cream cheese com o açúcar. Faça e acrescente o chantilly vagarosamente, misturando bem para formar um creme delicado. Se quiser, acrescente o Frangélico.

Monte o Tiramissu fazendo camadas alternadas de creme, biscoitos umedecidos no café e creme. Depois, polvilhe com cacau e leve à geladeira. Você pode montar em uma travessa refratária grande ou organizar em taças.

Observação: Para fazer o chantilly, bata 500ml de creme de leite fresco e gelado junto com 3 colheres (sopa) de açúcar.

Sobre a Bonblend

Fundada em 2009 em Joinville-SC, a Bonblend surgiu da paixão do casal Valéria e Claudimar Zomer pela magia do café. Seu objetivo foi desmistificar os tipos especiais e inseri-los na cultura diária do consumidor, disponibilizando acesso a produtos de maior qualidade e preço justo.

A Bonblend fornece cafés das principais regiões brasileiras, preserva a verdadeira essência de cada terroir e está presente em dezenas de cafeterias, empresas e escritórios de Santa Catarina e do Paraná. Em 2020 a Bonblend deseja ampliar a presença nacional e busca mercados internacionais.

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