Xiaomi subiu para a segunda posição no ranking, enquanto a Apple caiu para a terceira
As vendas globais de smartphones para consumidores finais totalizaram 328,8 milhões de unidades no segundo trimestre de 2021, o que representa um aumento de 10,8% ao ano, de acordo com pesquisa do Gartner, Inc. Analistas destacam que as vendas de telefones celulares cresceram 10,2% apesar das restrições geradas por causa de COVID-19 e da escassez de componentes.
“Instruções para reforçar os estoques locais e os fechamentos de fábricas na Índia e no Vietnã, devido à nova onda de COVID-19, junto com o fechamento de negócios de varejo e restrições de entregas on-line afetaram negativamente as vendas de smartphones no segundo trimestre após um forte início no início de 2021”, diz Anshul Gupta, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner. “No entanto, as regiões com maior rede e conectividade 5G viram uma forte demanda por smartphones 5G e foram impulsionadores de crescimento para os principais fornecedores de smartphones.”
Fabricante |
Unidades no 2T21 |
Participação de Mercado 2T21 (%) |
Unidades no 2T20 |
Participação de Mercado 2T20 (%) |
Samsung |
57,7 |
17,6 |
54,7 |
18,4 |
Xiaomi |
51 |
15,5 |
28,2 |
9,5 |
Apple |
49,2 |
15,0 |
38,3 |
12,9 |
OPPO |
33,6 |
10,2 |
23,6 |
8,0 |
Vivo |
32,2 |
9,8 |
22,7 |
7,7 |
Outros |
104,9 |
31,9 |
129,1 |
43,5 |
Total |
328,8 |
100 |
296,9 |
100 |
Devido a arredondamentos, alguns números podem não somar aos totais apresentados.
Fonte: Gartner (Setembro de 2021)
A Samsung expandiu suas linhas de smartphones 5G de entrada e de preços intermediários para atender novas oportunidades de crescimento no segundo trimestre de 2021. A empresa manteve a primeira posição entre os cinco maiores fornecedores globais de smartphones.
Ranking global de vendas de smartphones para usuários finais por fabricantes no segundo trimestre de 2021 (em milhões de unidades)
As vendas mundiais de smartphones Xiaomi ultrapassaram a Apple no segundo trimestre, colocando a Xiaomi na segunda posição pela primeira vez. A empresa registrou um crescimento de 80,5% em suas vendas de smartphones devido a uma presença on-line mais forte e à rápida expansão nos mercados globais além da Ásia-Pacífico, liderada por investimentos em canais de varejo e parcerias com fornecedores de serviços de comunicação (CSPs). As vendas da Apple cresceram 28,3% e sua participação de mercado aumentou 2,1% ao ano. “A agressiva promoção de vendas da Apple para seus smartphones iPhone 11 e iPhone SE (2020) aumentou seu crescimento no segmento sensível a preços”, afirma Gupta.
Siga-nos nas Redes Sociais: