Novo modelo de gestão e melhora do mercado foram decisivos para o resultado
A Schmersal Brasil obteve um crescimento muito acima dos 13% projetados para o ano. Com um mercado favorável e a adoção de um novo modelo de negócios, a companhia atingiu um crescimento de 40%.
A previsão inicial em relação ao faturamento era passar de R$ 160 milhões em 2020 para cerca de R$ 180 milhões em 2021. No entanto, o contexto proporcionado pela mudança na gestão e por um ambiente de negócios positivo permitiu à empresa elevar esta cifra para R$ 224 milhões. Um dos motivos que consolidam os resultados acima da expectativa é que o crescimento obtido no primeiro semestre de 2021 em comparação com os seis primeiros meses do ano anterior foi de 50%. Além disso, os resultados operacionais também registraram um aumento significativo, de sete pontos percentuais. Já o faturamento consolidado global do grupo Schmersal previsto para 2021 é de € 250 milhões.
A comparação entre os faturamentos dos cinco núcleos da Schmersal (denominação dada para cada uma de suas áreas) no primeiro semestre de 2021 e de 2020 traz outros percentuais significativos que mostram as diferenças com o novo modelo de negócios. O faturamento do núcleo de Soluções nos seis primeiros meses deste ano, por exemplo, foi mais do que 100% maior do que no mesmo período do ano passado. A área de Mineração e Ex faturou 79% mais; a de Produtos, 46,9%; o núcleo de Elevadores middle market obteve um faturamento de 52% maior e, por fim, o núcleo de Elevadores para grandes clientes faturou 15% mais no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo semestre de 2020.
Estes números foram alcançados porque a Schmersal focou em oportunidades não apenas no Brasil, mas também em outros locais como Estados Unidos e América Latina, especialmente México, Colômbia e Chile. “Como a situação cambial hoje é favorável para a exportação, temos intensificado nossas atividades em diversos mercados, especialmente os de mineração e alimentos e bebidas. Fechamos os primeiros projetos de soluções completas na América Latina e, com o novo modelo de negócios, nós fizemos a venda de 161 projetos turn key no Brasil até novembro deste ano, enquanto este número foi de 88 projetos no mesmo período em 2020. Em valores, isso significou um aumento de 84% e ainda deveremos ter outros contratos fechados até o final do ano”, afirma Rogério Baldauf, diretor-superintendente da Schmersal.
Siga-nos nas Redes Sociais: