Mulheres criam marca de gin produzido com cana-de-açúcar

A engenheira agrônoma Flávia Amorim, a coach e palestrante Jeane Resende
e a empresária do ramo de consultoria financeira, Thaís Freitas, lançam o Gin Trevo Raro

O hábito de sentar em um bar com os amigos ou amigas e saborear uma cerveja foi durante muito tempo considerado uma atividade comum apenas no universo masculino, já que algumas pessoas acreditavam que o espaço não era adequado para elas. Mas, com o tempo, isso foi mudando, e hoje, de acordo com uma pesquisa da MindMiners, 57% das mulheres brasileiras consomem bebidas alcoólicas. E mais do que consumidoras, hoje elas querem ser donas de suas próprias marcas de bebidas.

Gin com cana de açúcar

Flávia Amorim e Jeane Resende moravam no interior de Minas Gerais, em Presidente Olégario, e eram amigas inseparáveis. Já Thaís Freitas, sobrinha de Jeane, apesar de ser mais nova do que as duas, sempre dava um jeito de participar das rodas de bate papo das amigas. O tempo passou e Jeane e Thaís, que são paulistas, foram morar em Brasília, e Flávia continuou em Minas.

“Com a pandemia, nós sempre fazíamos vídeo chamadas para descontrair, colocar o papo em dia e beber”, explica Flávia. As reuniões eram sempre feitas com 10 amigas, e em um desses encontros virtuais, surgiu a ideia de criar uma cachaça que fosse a cara delas. Depois de um tempo, apenas cinco amigas estavam interessadas em levar o projeto para frente e passado um certo período, as únicas que estavam dispostas em tirar a cachaça do papel eram a Flávia, a Jeane e a Thaís.

“Decidimos então estudar mais sobre o setor e procurar por cursos online que ensinassem como criar uma marca de destilado do zero de forma prática e sem gastar muito”, ressalta Flávia. Foi então que elas encontraram em outubro de 2020 um curso com o sugestivo nome Lucrando com Bebidas e decidiram iniciar os estudos. A princípio, a ideia era criar uma cachaça, porém, depois do curso, elas resolveram apostar no Gin, pois descobriram que o destilado está em alta no país.

“Apesar de mudarmos nossa ideia inicial que era criar uma cachaça, nós não queríamos deixar de lado o DNA brasileiro, então decidimos criar o Gin com a mesma matéria prima da cachaça: a cana de açúcar”, diz Flávia. Geralmente os gins são produzidos com milho, mas as três amigas queriam um produto diferenciado no mercado e que fosse sofisticado e ao mesmo tempo tivesse a essência do Brasil. Assim, surgiu o Gin Trevo Raro.

“Toda a produção da bebida é terceirizada, desde a embalagem até o próprio gin, que é produzido em um alambique em Itaverava (MG), então nós não tivemos que nos preocupar em comprar um alambique ou algo nesse sentido, pois hoje em dia é muito mais prático criar uma marca de bebida”, afirma Flávia. Por conta da praticidade, as amigas e sócias não precisaram abrir mão de seus respectivos trabalhos, ou seja, elas conseguem conciliar a nova rotina de empresárias do ramo de bebidas com suas outras profissões.

Inicialmente, a garrafa de 700ml pode ser adquirida no site oficial da marca por R$129,90, mas a ideia é ampliar a distribuição nos próximos meses. “Estamos muito empolgadas com esse projeto, que começou com uma simples brincadeira e hoje se tornou um projeto que nos enche de orgulho, já que é uma bebida feita por três mulheres que amam desafios e com uma receita que é a cara do nosso país. Nossa expectativa é lançar outros produtos com a marca”, finaliza Flávia.

Segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) – um programa de pesquisa global sobre empreendedorismo – atualmente existem, no Brasil, mais de 24 milhões de mulheres empreendedoras. O número expressivo é o resultado de muita luta e persistência que começou há muito tempo e dura até hoje. Mas se foi uma tarefa árdua conquistar espaço no mundo dos negócios que, até então, era um setor predominantemente masculino, hoje elas também precisam enfrentar barreiras e preconceitos dependendo do setor que decidem investir, como é o caso do segmento de bebidas.

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno