Manutenção industrial é decisiva para aumento da produtividade

Para 70% dos gestores ouvidos em
pesquisa internacional, serviços de limpeza e manutenção nas fábricas é fator
determinante para produzir mais e melhor

Segundo pesquisa publicada na Food Engineering Magazine, 70% dos gestores entrevistados consideraram a terceirização da manutenção muito importante para aumentar a eficiência. Os gestores também indicaram que os serviços de terceirização da manutenção aumentaram a produção em até 30%.

“As rígidas diretrizes de processo, produtividade e qualidade que se aplicam à manufatura também devem ser praticadas nas rotinas de manutenção”, resume o engenheiro André Luiz Sales, diretor comercial da Leadec Serviços Industriais do Brasil, player global em serviços industriais de manutenção e reparos em máquinas e equipamentos.

Para atingir a qualidade exigida, os processos são claramente definidos e parametrizados. “Os prestadores de serviços especializados devem atender a todos os parâmetros do Índice de Qualificação do Fornecimento, bem como aprimorá-los a cada dia, por meio de ações e programas que visam a melhoria contínua”, completa Rodrigo Fachinello, gerente de contrato da Leadec.

Questões como previsibilidade de entrega, relatórios de não conformidade com análise de falha, análise de risco de contaminantes e rastreabilidade de pedidos e itens fazem parte do rol de ações. Mas para tanto, é necessário identificar os processos que não estão em conformidade com os padrões, para que em seguida sejam documentados. As possíveis etapas da solução são implementadas, mediante testes e análises detalhadas.

Qualidade e redução de custos

Como exemplo de como os processos podem ser otimizados por meio da terceirização, a Leadec cita os serviços prestados a uma empresa líder na área de embalagens que em três anos obteve uma melhora exponencial no desempenho na renovação de equipamentos garantindo que todo o material necessário estivesse sempre disponível. Em 2018, o estoque de peças de reposição tinha taxa de acerto de 78%; em 2019, havia melhorado para 81% e, por meio dos esforços contínuos atingiu o índice de 99,98% em 2020. Os estoques para equipamentos renovados já haviam sido atacados anteriormente, mostrando 100% de disponibilidade ao longo dos anos.

Durante este período, a empresa aumentou a capacidade de entrega em 165%, mantendo o número de especialistas em atividade e melhorando o índice de pontualidade, de 7% para 94%.

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