Inscrições para Concurso do Espumante Brasileiro

ABE estende até dia 4 prazo para vinícolas inscreverem amostras

As inscrições estão chegando de todas as regiões produtoras do Brasil. Mas para garantir que nenhuma vinícola fique de fora da maior vitrine do espumante brasileiro, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) ampliou o prazo das inscrições, que encerraria dia 29 de setembro, para esta quarta-feira, 4 de outubro. Isso porque a agenda de eventos do setor e a proximidade com a 25ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2017, realizada dia 23 de setembro, gerou um acúmulo de tarefas nas cantinas.

Com a ampliação de cinco dias, a entidade acredita que todas as vinícolas interessadas consigam se organizar em tempo de participar do 10º Concurso do Espumante Brasileiro, que será realizado de 18 a 20 de outubro, integrando a programação da Fenachamp 2017, em Garibaldi (RS), a Capital Brasileira do Espumante. “Este concurso evidencia a expertise e vocação do Brasil na elaboração de um produto que hoje é reconhecido internacionalmente como um dos mais expressivos do mundo”, destaca o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna.

As inscrições podem ser feitas mediante preenchimento de ficha online por meio do link de acesso https://www.enologia.org.br/concurso-do-espumante-brasileiro/ e com pagamento da taxa de inscrição. Podem participar espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas. Os espumantes serão degustados às cegas, seguindo normas internacionais, dentro de suas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). O concurso segue as normas da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE). As degustações serão realizadas na Câmara da Indústria e Comércio de Garibaldi (CIC). A expectativa é que esta 10ª edição supere a adesão de 2015, quando foram registradas 264 amostras de 70 vinícolas de 10 regiões produtoras do Brasil.

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno