Projeto acontecerá em seu tradicional endereço no bairro Baixo Augusta
Poucos espaços destinados a shows e artes no país foram tão emblemáticos como o Studio SP. Agora, oito anos depois do encerramento das atividades, a casa paulistana retorna com foco no momento de retomada cultural da cidade. A iniciativa temporária e prevista para acontecer até dezembro de 2022 é fruto da parceria entre o fundador do Studio SP, Alê Youssef, e a cerveja Heineken®. Também participam do projeto, como sócios, o empresário e presidente do Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, Alê Natacci, e como sócio minoritário Ronaldo Lemos, apresentador do programa Expresso Futuro e ex-curador do Tim Festival. O Studio SP será no mesmo imóvel que ocupava na Rua Augusta, 591.
A parceria com a Heineken é mais um passo na plataforma da marca chamada Green Your City, que visa garantir que espaços sociais urbanos se mantenham como ambiente de convívio, difusão de vozes diversas e reflexões a respeito do futuro das cidades.
A casa pretende celebrar os artistas que marcaram de alguma forma sua trajetória, servindo como plataforma de lançamentos de diversos gêneros para a cena musical nacional, setor tão atingido pela pandemia.
Veja também
“O Studio SP será um espaço de resistência da cultura alternativa diante da especulação imobiliária da região do Baixo Augusta, um pólo cultural e de economia criativa”, afirma Alê Youssef, um dos sócios. “A volta temporária do Studio SP pode servir de estímulo à cena musical e à classe artística nesse momento em que ela mais precisa”.
Outra motivação para a reabertura é o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. O movimento artístico-cultural baseado na exploração estética e independência política foi central no desenvolvimento da arte e na cultura do Brasil, com reflexos até os dias de hoje.
Ao longo de sua história, o Studio SP foi palco de diversas experimentações musicais e deu visibilidade a muitas expressões da cultura periférica. Faz todo sentido, portanto, o retorno no ano em que o “Modernismo 22+100” está em pauta – e com ele a busca de um “Novo Modernismo”, com diversas potencialidades a partir das periferias da cidade. “O Studio SP pretende ser um Palco Antropofágico permanente na região mais antropofágica da cidade”, comenta Youssef.
“Não basta apenas olhar, é preciso participar dessas mudanças. Por isso, nosso papel com o Studio SP e com a cultura da cidade é muito importante, pois por meio desse apoio respeitamos a história e também nos conectamos as pessoas a este novo momento, para assim, juntos, repensarmos espaços e o tipo de retomada artística que queremos em nossa cidade”, finaliza Guilherme Bailão, Head de Patrocínios e Brand Experience no Grupo Heineken.