Hamburgueria produz gás de cozinha com lixo orgânico

Paulistana Primata Wings & Burger é primeira do mundo a receber dois sistemas HomeBiogas

O desperdício e o destino do lixo são duas das mais relevantes discussões que rondam a indústria alimentícia. Toneladas de resíduos são produzidos e, muitas vezes, despejados em aterros sanitários, o que agrava problemas ambientais, como a poluição do solo e lençóis freáticos e a emissão de gases de efeito estufa. Para fazer a diferença entre as hamburguerias seguindo um caminho sustentável, a Primata Wings & Burger tornou-se o primeiro case mundial do setor a empregar dois sistemas HomeBiogas (www.homebiogas.com.br), aparelho que transforma material orgânico em energia.

Desde o final de 2018, o estabelecimento emprega os aparelhos para reutilizar os restos de alimentos para produzir o próprio gás de cozinha. Já o fertilizante natural, subproduto, é usado no cultivo de salsinha no local, utilizada na produção da maionese caseira, e pode ser doado para os clientes em garrafas long neck, também reaproveitadas das bebidas servidas na casa. “O resultado é a redução de duas toneladas de lixo enviado para aterros sanitários e de 12 toneladas de gás de efeito estufa lançados na atmosfera por ano”, afirma Leandro Toledano, representante da marca israelense no Brasil.

Preocupada com a causa ambiental e a vida humana, a Primata Burger mantém outras práticas sustentáveis. Além da reciclagem dos resíduos orgânicos, eliminou o uso de artigos descartáveis, como copos e canudos plásticos, e separa o restante dos materiais, tais quais as embalagens das bebidas comercializadas, para também serem reciclados. Ainda, lacres de latinhas e tampinhas de garrafas são coletados e contribuem com projetos de instituições que as convertem na doação de cadeiras de rodas a quem tanto precisa.

Um lugar para todos

Inaugurada em 2017, na Vila Madalena (SP), a Primata Wings & Burger combina ambiente simples e aconchegante, cardápio enxuto e sem “gourmetização”, preço acessível e a preocupação com o meio ambiente e as pessoas. Há Wi-Fi gratuito e os clientes podem se divertir enquanto comem com jogos disponibilizados nas mesas do local. “O objetivo é proporcionar bons momentos para os frequentadores e fazer com que saiam inspirados pelas práticas sustentáveis. É um lugar para todos”, diz Toledano.

 

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno