Pintura na fachada aplica gotas de tinta que representam os 822 mil casos de violência sexual ocorridos anualmente no Brasil
A Ghizoni Bebidas utilizou a IA para uma mobilização contra o estupro. A ação de conscientização cobriu a fachada da sede da empresa com 822 mil gotas de tinta, calculadas para representar cada caso de violência sexual estimado anualmente no Brasil – de acordo com último estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
O conhecimento em IA da empresa foi utilizado para calcular, milimetricamente, a quantidade de tinta necessária para o painel, considerando fatores como o tipo de tinta, a viscosidade do material e a forma de aplicação, entre outras variáveis, para chegar ao resultado de uma gota de tinta para cada caso de abuso. “Não podemos aceitar viver em um país onde uma pessoa é vítima de estupro a cada 30 segundos e não fazer nada. Provocar a reflexão sobre esse tema é uma ação que realizamos como empresa e, acima de tudo, como seres humanos”, diz Bruno Ghizoni, fundador da empresa, localizada em Tubarão (SC).
A Ghizoni Bebidas usa IA para criar produtos com uma melhor relação de custo-benefício – como a recém-lançada linha Majestic, que traz gin e vodca desenvolvidos por meio do uso do ChatGPT aliado a outras tecnologias como cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa.
“Usamos nossa expertise com IA para realizar e apoiar diferentes atividades – como um projeto de aumento de produtividade para o setor eólico em parceria com o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e o desenvolvimento de uma medicação para parar de fumar que até já gerou um pedido de patente”, conta Ghizoni, que também é professor de inovação da FIA-USP.