Levantamento mostra que a cifra é resultado de mais de 164 milhões de pedidos realizados
Consolidado no hábito de consumo da população, o varejo digital segue em crescimento exponencial no Brasil. De acordo com um levantamento elaborado pela Neotrust, empresa de Inteligência de mercado focada em e-commerce, o varejo digital faturou R$74,76 bilhões nos seis primeiros meses de 2021, alta de 37% em relação ao mesmo período do ano passado.
A alta nas cifras é consequência de um maior número de compras realizadas. No primeiro semestre, o e-commerce gerou 164,28 milhões de pedidos, montante 21% maior no comparativo com 2020. Além de comprar mais, os brasileiros também gastaram mais: com o valor de R$455,1, o tíquete médio teve aumento de 13,66%. O setor registrou 7 milhões de novos consumidores no período.
Ainda de acordo com o levantamento, as categorias mais vendidas em volume foram: Moda & Acessórios (28,7 milhões), Beleza & Perfumaria (16,3 milhões), Saúde (9,6 milhões), Telefonia (9,5 milhões) e Eletrônicos (9,3 milhões). Já na análise de faturamento, as que mais contribuíram foram: Telefonia (R$15,5 bilhões), Eletrodomésticos (R$10 bilhões), Informática (R$8,4 bilhões), Eletrônicos (R$7,4 bilhões) e Moda & Acessórios (R$5,8 bilhões).
“O levantamento revela algumas mudanças no comportamento do consumidor. Categorias como Pet Shop, Saúde e Alimentos e Bebidas, que costumam ser compradas em lojas físicas, tiveram um crescimento significativo no período. Com isso, podemos concluir que os brasileiros já adotaram o e-commerce como principal opção na hora de comprar”, afirma Fabrício Dantas, CEO da Neotrust.
Meios de pagamento
Na hora de pagar, o cartão de crédito segue como o meio preferido dos brasileiros para efetuar suas compras: no primeiro semestre, 70% dos pedidos foram pagos com esta opção. Em seguida, os boletos bancários aparecem em 21% dos pedidos e, por fim, o PIX foi utilizado em 4% das compras. Outros meios de pagamento também somaram 4% do total.