Campari expande receita com 30% Retail Media

Empresa italiana viu suas impressões saltarem 74% dentro do site da Amazon

Um bom projeto de marketing faz toda a diferença na hora do consumidor definir a sua compra. Quem provou deste gostinho recentemente foi a Campari, empresa italiana de bebidas alcoólicas, que viu sua receita gerada dentro da Amazon crescer mais de 30% após um trabalho desenvolvido com a Enext. Utilizando como base o conceito de Retail Media, a campanha foi responsável ainda por gerar um salto de 74% nas impressões da marca dentro do ecommerce.

O resultado é fruto de uma iniciativa voltada para ampliar o tráfego, visibilidade e procura pela bebida Campari, além de outros produtos da marca, dentro do site, como Aperol.

A partir deste trabalho, o canal de varejo, anteriormente subutilizado, passou a ser explorado de modo sistemático, destacando os atributos e diferenciais da marca nos momentos-chave da jornada de consumo.

Além disso, a sincronização com as ações promocionais da equipe comercial, que define datas específicas para campanhas de desconto, contribuiu para otimizar ainda mais o impacto do Retail Media. O conceito foi utilizado para amplificar as promoções, assegurando a convergência entre a estratégia de varejo e o calendário promocional da marca italiana.

Tendência de mercado

Destinado a exibição de peças midiáticas para consumidores diretamente nos pontos de venda ou próximo a ele, o conceito hoje tornou-se uma tendência poderosa dentro do mercado publicitário. Segundo uma pesquisa desenvolvida pela própria Enext, em parceria com a Newtail, 100% das marcas já veem a estratégia como a nova tendência para o varejo.

Para se ter uma ideia do tamanho deste potencial, ao passo que o search levou 14 anos para chegar à marca de US$ 30 bilhões de faturamento e o Social 11 anos, o Retail Media atingiu esse feito em apenas 5 anos, segundo dados compartilhados pela eMarketer. Indo além, a projeção deste mercado é tamanha que a Omdia prevê que o montante possa alcançar a marca de US$293 bilhões até o final da década.

O Brasil está bem posicionado nesse cenário. Novamente de acordo com o levantamento, 79% das indústrias brasileiras estão trabalhando com Retail Media. Já entre os varejistas, o percentual é de 73%. Curiosamente, o setor de alimentos e bebidas é o que mais utiliza o conceito, com uma parcela de 63%.

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