Calor pode reduzir produtividade do trabalhador

Carolina Arsie Cardoso - ImtepEmpresas devem garantir manutenção de temperatura prevista na NR-15

Com a chegada do verão, aumenta a preocupação dos gestores empresariais em manter um ambiente termicamente confortável para os seus colaboradores. Segundo informações do Instituto Climatempo, 2015 registrará temperaturas mais altas do que o ano anterior. Desmaios, desidratação, sudorese intensa e exaustão, são alguns dos reflexos que o stress térmico pode ocasionar em situações ocupacionais.
De acordo com a legislação trabalhista vigente, nos escritórios e setores administrativos, a temperatura efetiva deve permanecer entre 20º C e 23ºC. “Recomendamos que as empresas monitorem a temperatura do ambiente. Isso garante o conforto térmico no local de trabalho, proporciona o bem estar aos funcionários e mantém a produtividade”, explica a engenheira do trabalho do Imtep, Carolina Arsie Cardoso. Nas indústrias, onde ocorre exposição ao calor em função de fontes artificiais, o cuidado deve ser o mesmo, sempre respeitando o tempo de descanso, o qual deve ocorrer em local com temperatura amena, definido em função do tipo de atividade realizada.
Segundo Carolina, por meio de uma análise quantitativa do calor, é possível verificar se os índices aos quais os trabalhadores estão expostos são adequados para as atividades exercidas. As medições devem ser efetuadas no local onde permanece o colaborador, à altura da região do corpo mais atingida. Após a análise dos resultados, devem ser definidos, seguindo as instruções da Norma Regulamentadora n° 15 anexo 3, os períodos de descanso no próprio local de prestação de serviço.
Algumas medidas contribuem para tornar o ambiente de trabalho mais confortável, como a execução de tarefas mais pesadas durante o período da manhã, ventilação adequada com renovação do ar, adoção de uniformes mais leves e utilização de barreiras nas fontes de calor. Abaixo, algumas dicas de como amenizar o calor e assegurar um local de trabalho termicamente correto.

Dicas:

• Execute tarefas mais pesadas no período da manhã, quando as temperaturas estão mais amenas;
• As pausas devem ser realizadas conforme legislação vigente, em função da atividade realizada (leve, moderada e pesada);
• Realize rodízios dos trabalhadores;
• Promova a renovação do ar. Ventiladores são indicados apenas para locais com temperaturas inferiores a 29ºC;
• Controle a umidade relativa do ar;
• Adote uniformes mais leves no verão;
• Hidrate-se! Para os trabalhadores é necessária a reposição de sódio para atividades com carga solar ou realizadas com exposição a fontes artificiais de calor.

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno