Weber Haus vai investir R$35 milhões em nova fábrica

A nova fábrica será totalmente 4.0,
automatizada, e com foco na sustentabilidade

Foi no ano de 1824 que a família Weber decidiu deixar a cidade alemã Hunsrück para fixar residência no Lote 48 das encostas da Serra Gaúcha. Em 1848, eles decidiram plantar cana-de-açúcar e iniciaram o processo de produção de cachaça para consumo. Mas foi só depois de um século, em 1948, que começou o projeto comercial da destilaria H. Weber. A marca passou por diversas gerações da família Weber, até que no ano de 2001, os netos do criador da empresa decidiram criar a marca Weber Haus, e fizeram uma reestruturação completa na destilaria, criando novos nomes para os produtos e um novo design para os rótulos.

Evandro Weber, diretor da Weber Haus,
na destilaria da empresa, em Ivoti
Foto: Jefferson Bernardes/ Agência Preview

O projeto foi tão bem sucedido que a marca decidiu ampliar o portfólio e investir em outras bebidas além da cachaça, como o gin e o rum. Com mais de 150 prêmios nacionais e internacionais, hoje a Weber Haus exporta para 27 países como China, Luxemburgo, França, Japão, Inglaterra, entre outros países. Com o objetivo de alçar voos maiores, a destilaria vai construir uma nova fábrica na cidade de Ivoti, no Rio Grande do Sul. “Nosso objetivo com esse novo projeto é ampliar nossa atuação no mercado externo, que exige bastante volume”, afirma Evandro Weber, diretor da Weber Haus.

O investimento do projeto que deve levar aproximadamente 10 anos é de R$35 milhões. A nova fábrica será totalmente 4.0, automatizada, e com foco na sustentabilidade: geração de gás e energia de biomassa e energia fotovoltaica. “Nós utilizamos o bagaço, a palha e o caldo que sobra da destilação na produção de um composto que é utilizado como adubo na plantação da cana-de-açúcar”, explica Weber. Hoje, a Weber Haus costuma moer 12 toneladas de cana, e com esse novo projeto, vai ampliar mais 100 toneladas.

Além da colheita própria de cana e duas parcerias com agricultores familiares, o projeto vai ampliar a cadeia produtiva através de parceria com a prefeitura, com a Emater eImagem removida pelo remetente. com os agricultores familiares. A expectativa é que mais 20 famílias se tornem fornecedoras da marca através do plantio de cana. O novo projeto também irá aumentar o quadro de funcionários da destilaria, passando dos atuais 42 para 102 colaboradores.

Além do projeto da nova fábrica, este ano, a Weber Haus decidiu criar o setor de inovação. Com o objetivo de evitar perdas ou prejuízos por conta de decisões precipitadas, a destilaria adotou uma ferramenta utilizada pela Nasa em seus projetos. Ela funciona da seguinte forma: primeiro surge a ideia de um novo produto ou algo similar, depois é feito um estudo detalhado e o projeto só continua se ele conseguir uma pontuação maior do que seis ou sete após uma avaliação.

“Esse recurso está dando certo, e por mais que a Weber Haus tenha bastante tempo de estrada, estamos sempre buscando melhorias e investimentos em novas tecnologias, pois é importante para qualquer empresa estar atenta com o que está acontecendo no mundo e buscar sempre se atualizar”, reforça Weber.

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

Deixe seu comentário