Espumante Aurora chega ao mercado com selo de D.O. Altos de Pinto Bandeira

Com produção limitada de 18 mil garrafas, a estimativa é dobrar a produção nos próximos
dois anos de olho no aumento da procura por rótulos de maior valor agregado

Aurora Extra Brut é o primeiro rótulo
da cooperativa a estampar o selo
da DO Altos de Pinto Bandeira,
exclusiva para espumantes
Crédito: Eduardo Benini

Os primeiros espumantes da Cooperativa Vinícola Aurora a estampar o selo da Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira acabam de chegar ao mercado. Com uma produção de 18 mil garrafas por ano, o Aurora Extra Brut D.O. Altos de Pinto Bandeira tem preço médio de R$ 79,90 e abre o portfólio dos itens que são elaborados com as características da primeira Indicação Geográfica exclusiva para espumantes do Hemisfério Sul. Até o final do ano estarão também no mercado o Gioia Sur Lie Nature D.O. Altos de Pinto Bandeira e mais um rótulo que será lançado já com o selo.

O gerente Geral de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora, Rodrigo Arpini Valerio, informa que os espumantes com D.O. representam cerca de 50% dos produtos oriundos do terroir Pinto Bandeira. O executivo acrescenta que, com a conquista da certificação, homologada pelo INPI em novembro de 2022, a companhia projeta dobrar a produção dos rótulos com D.O. nos próximos dois anos.

Características do Aurora Extra Brut trazem a união do tradicional com o inovador e a tipicidade do terroir Altos de Pinto Bandeira
Crédito: Anderson Pagani

“Para o consumidor é muito mais do que um produto com um selo que atesta a qualidade e os métodos de cultivo e elaboração. É um convite para que ele viva a experiência de abrir um espumante elaborado numa região que produz, seguramente, alguns dos melhores espumantes do mundo. Nosso desafio é fazer com que o público perceba essa diferenciação, através do trabalho de educação e criação da cultura com produtos com Indicação Geográfica. Temos a convicção que, muito em breve, o Brasil fará esse reconhecimento que já é enaltecido em outros continentes”, almeja Valerio.

O gerente acredita que o aumento na procura por itens de maior valor agregado, somado às vendas através do e-commerce, deverão contribuir para um incremento de 10% nas vendas do Aurora Extra Brut neste ano em relação a 2022.

“O mercado de São Paulo está entre os principais. Os turistas que fazem a visita na unidade Matriz, em Bento Gonçalves, e em Pinto Bandeira, junto à área de onde são cultivadas as uvas para a elaboração dos espumantes com D.O., também têm sido responsáveis diretos pelo aumento na venda destes produtos”, informa.

 

Sobre a D.O. Altos de Pinto Bandeira

A D.O. Altos de Pinto Bandeira é exclusiva para espumantes elaborados com uvas das variedades Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico, cultivadas em espaldeira na região demarcada. São 65km² de área contínua, sendo 76,6% localizada no município de Pinto Bandeira, 19% em Farroupilha e 4,4% em Bento Gonçalves, todos na Serra Gaúcha.

Os produtos devem cumprir requisitos como a fabricação pelo método tradicional (segunda fermentação na garrafa); prensagem realizada exclusivamente com uvas não desengaçadas; tempo mínimo superior a 12 meses para o período que vai da tirage (colocação do licor de tiragem) até o dégorgement (eliminação dos sedimentos de leveduras – líes, depositados no bico da garrafa); apresentar padrões físico-químicos específicos; e ter a tipicidade comprovada por degustação dos espumantes finos realizada às cegas.

Além da D.O., a região obteve ainda em 2010 o selo de Indicação de Procedência (I.P.) Pinto Bandeira, que agora é restrita apenas para vinhos finos tranquilos. A Cooperativa Vinícola Aurora também possui a certificação para a linha de vinhos homônima, nas variedades Pinot Noir, Chardonnay e Riesling Itálico.

Ambos os projetos de Indicação Geográficas (I.P. e D.O.) foram coordenados pela Embrapa Uva e Vinho, através de demanda da Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho). A pesquisa de estruturação da D.O. iniciou em 2016, tendo seus documentos protocolados no INPI em 2021. A validação da certificação pelo órgão nacional ocorreu em novembro de 2022.

A estruturação da D.O. Altos de Pinto Bandeira foi coordenada e financiada pela Embrapa Uva e Vinho, com a participação da Embrapa Clima Temperado, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Asprovinho.

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno