Precisamos estar abertos a novos conceitos e modelos de negócios que tragam benefícios aos consumidor final
A palavra conexão ganhou destaque nos últimos anos seja por sua importância em toda transformação digital que vem acontecendo na sociedade ou seja pela conexão entre pessoas que percebemos ser cada vez mais importante com o acontecimento da pandemia.
Na gestão, o termo já é bastante utilizado mas acho interessante resgatá-lo nesse momento para falar sobre alguns lançamentos que acompanhamos no final do ano. Esses lançamentos arrastam o conceito da conexão de produtos.
Em um mundo cada vez mais entulhado de produtos, a competição nos leva a responder muitas vezes com a comoditizacao, canibalização e outras práticas comerciais que só aumentam nossos esforços e investimentos sem resultar em melhoria de receita e lucratividade para a empresa.
Uma solução pode estar na exploração de conexões de produtos que possam gerar valor ás empresas e consumidores como foi feito recentemente pela Bauducco e a Solar Coca-Cola.
Veja também
A Bauducco, fabricante do mais tradicional panetone brasileiro que nos remete a tantas lembranças natalinas e da infância., resolveu explorar essas conexões. A marca lançou no mercado itens para complementar as cestas e os panetones natalinos.
O Negroni, em parceria com a APTK Spirits, harmoniza muito bem com panetones e chocotones. O drink é preparado com gin, Amaro Scarlatti e Vermute Circollo Rosso. Outro item foram as velas, nos aromas de Panettone e Chocotone, que remetem ao clima de Natal e deixam a casa com aquele cheirinho característico.
A Solar vem ao longo de 2022 desenvolvendo parcerias que possam consolidar uma expansão de portfólio fundamental para a competitividade da empresa em suas regiões de atuação. Além de investir frequentemente em seus produtos tradicionais, a empresa busca oportunidades de valor em outras áreas que estão de alguma forma conectadas aos seus negócios.
Segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil e detentora de um portfólio com mais de 350 produtos, a empresa realizou parcerias com gigantes do setor alimentício como Mondeléz, Perfetti Van Melle e Santa Helena Alimentos e M. Dias Branco. A Solar também mantem parcerias com as Cervejarias Heineken e Estrella Galicia, além da Italiana Campari para a distribuição dos destilados da marca.
Esses lançamentos destacam a importância das conexões como agregadora de valor ao consumidor e, evidentemente às empresas. Através desse conceito em alguns casos somos o produto principal e em outros o complemento. Sem problemas nenhum, o essencial é expandir, gerar vendas e lucros, e estar junto com o consumidor resolvendo problemas e participando ativamente de seu cotidiano. Isso são conexões que atraem e que nós fazem cada vez mais fortes junto ao público.