Bebidas ready to drink trazem agilidade às vendas no Carnaval

Bares, restaurantes e empreendedores podem aproveitar as bebidas prontas para diversificar oferta de produtos, ter mais agilidade na operação e alavancar as vendas

Drinks prontos para consumo ganham espaço no Carnaval como alternativa prática e refrescante
Foto: Midjourney

O consumo de bebidas alcoólicas tem um aumento significativo no Carnaval, impulsionado também pelas altas temperaturas do verão. Essa demanda vai além da cerveja e dos destilados, já que muitos drinks são populares entre o público e se apresentam como alternativas.

Nesse cenário, as bebidas ready to drink (coquetéis prontos para consumo) são uma opção prática que atendem ao gosto dos clientes e diversificam a oferta de empreendedores de bares e restaurantes e de ambulantes que operam durante as festividades.

Considerando a importância do Carnaval para esses estabelecimentos, adotar alternativas que sejam mais práticas para o consumidor na hora da folia pode ajudar a impulsionar o faturamento de um setor que ainda sofre para equilibrar as contas: segundo dados da Abrasel, 18% dos estabelecimentos operaram com prejuízo em dezembro de 2024, percentual que subiu para 25% em janeiro. O período, portanto, representa uma esperança de aumento da receita diante dos desafios enfrentados pelo segmento.

Opções refrescantes, democráticas e lucrativas

Apesar de não substituírem o trabalho de mixologia desses bares e restaurantes, as bebidas ready to drink têm um bom potencial de vendas ligado a uma ocasião do consumo como o Carnaval.

“O drink pronto chega nesse momento de consumo em que a demanda é muito grande e a rapidez para entregar um produto está diretamente ligada à sua capacidade de vender”, afirma Edson Segundo, diretor geral da Lambe Lambe, empresa de bebidas ready to drink.

Ele explica que essa alternativa ainda promove uma ampliação do mercado: “a partir do momento em que a gente tem oferta, as pessoas que querem beber drinks e não querem beber cerveja agora são abraçadas”.

Em relação à demanda, o público passou por uma mudança de comportamento que acompanhou a evolução dos produtos disponíveis, conforme explica Guilherme Dráger, sócio-diretor da Equilibrista, fabricante de drinks prontos. Se antes os coquetéis existentes apresentavam sabores muito artificiais e eram produzidos com insumos de baixa qualidade, hoje o cenário é inverso.

“Com o nosso foco na produção de bebidas de qualidade, com sabores mais artesanais e ingredientes naturais, o cliente vem mudando sua percepção sobre a categoria. Além de já consumir regularmente, ele está mais aberto a experimentar opções novas”, conta.

De acordo com Edson, as bebidas ready to drink são uma solução para o ponto de venda. A alternativa é simples e fácil de repor, gelar, vender e de manter em estoque, além de agilizar o processo.

“Eu consigo fazer e vender 5 caipirinhas com o mesmo tempo que gasto para vender 40 drinks prontos. É uma diferença de tempo muito grande e com uma margem de ganho muito próxima. Pensando em operação, em margem e volume de vendas, para o Carnaval faz total sentido”, afirma.

Xeque Mate comemora o Carnaval com aumento de faturamento e de produção

A Xeque Mate, fabricante de ready to drinks, viu seu faturamento aumentar nos últimos 90 dias, fruto das vendas para o Carnaval. De dezembro a fevereiro, a empresa bateu os R$ 50 milhões, ante R$ 32 milhões no mesmo período do ano anterior. Apenas nos dois primeiros meses de 2025, a marca alcançou R$ 35 milhões de faturamento, contra R$ 25 milhões na mesma referência de 2024.

Alex Freire e Gabriel Rocha criaram a Xeque Mate há 10 anos para atender
a demanda do consumidor por sabor e qualidade nas bebidas prontas
Foto: Iury Emanuel

Comemorando 10 anos no mercado, a Xeque Mate lançou uma campanha robusta para este Carnaval. A previsão de produção para o Carnaval deste ano é de 6 milhões de latas, sendo 2 milhões delas uma edição de colecionador, com design exclusivo distribuído para Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Um copo promocional também foi enviado para o mesmo grupo de Estados, incluindo o Espírito Santo. Serão cerca de 30 mil copos exclusivos para que os lojistas façam promoções de “compre e ganhe”.

“Quando começamos, uma década atrás, sabíamos que estávamos criando algo para surpreender o mercado, principalmente pelo sabor, na contramão do que ofereciam as bebidas prontas disponíveis na época. Hoje, nos orgulhamos de ter revolucionado o mercado de RTDs, inspirando outras marcas que vieram para atender essa demanda do consumidor”, afirma o diretor executivo do Grupo Xeque Mate Bebidas, Alex Freire. Para 2025, está previsto o lançamento da Xeque Mate Zero, mirando o público que não bebe álcool e controla a ingestão de açúcar.

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