Ambev divulga resultados do segundo trimestre com aumento na receita líquida

Cervejas premium tiveram destaque mais uma vez, assim como o Bees e o Zé Delivery

 

Relatório dos resultados do segundo trimestre de 2023 divulgado pela Ambev mostra que o desempenho da receita líquida foi impulsionado pelo crescimento da receita líquida por hectolitro (“ROL/hl”) de 22,8%. A receita líquida cresceu na maioria das unidades de negócios: LAS2 +82,1%, Cerveja Brasil +10,1%, NAB Brasil +7,5% e CAC +4,8%, enquanto no Canadá ficou estável (0,0%).

“Entregamos mais um trimestre de expansão de margem, impulsionado por um crescimento consistente da receita líquida e menores pressões de custos,” enfatiza Jean Jereissati, CEO da empresa.
O desempenho da receita líquida, informa o Relatório, permaneceu resiliente e as pressões de custos continuaram a desacelerar, levando ao crescimento do EBITDA e à expansão da margem EBITDA ajustado em todas as unidades de negócios. Embora o volume tenha sido impactado por “um mercado”, a receita líquida aumentou 20,0%, impulsionada por uma sólida performance da ROL/hl (+22,8%) combinada com alavancagem operacional, resultando em um crescimento do EBITDA ajustado de 34,2%. A margem bruta expandiu 170 pb e a margem EBITDA ajustado expandiu 300 pb.

 

 

Mercado

O Brasil continua a liderar o momento comercial com premiação de várias marcas no Festival de Criatividade de Cannes (Brahma, Budweiser, Stella Artois, Guaraná Antarctica e Zé Delivery), tendo as marcas de cerveja super premium e premium e das marcas de NAB com expressiva melhora. Em cerveja, as marcas super premium e premium tiveram crescimento de volume de cerca de 35% (mid-thirties), com ganho de participação de mercado no segmento, de acordo com as estimativas da empresa. O volume total, no entanto, caiu 2,5% (-2,5% em Cerveja e -2,2% em NAB) no contexto de desaceleração das indústrias de cerveja e refrigerantes e de uma base de comparação de um forte desempenho no 2T22 impulsionado pelo relaxamento das restrições da COVID-19.

Cervejas

A empresa considera como relevante o lançamento de mais três combinações para a Brahma Duplo Malte – Trigo, Tostada e Black –, democratizando esses estilos de uma forma descomplicada aos consumidores. Assim como o lançamento de Stella Pure Gold, com 17% menos calorias e sem glúten, oferecendo uma solução aos consumidores que buscam uma vida mais balanceada.

Marketplace

No Brasil, o Volume Bruto de Mercadorias (“GMV”) do BEES Marketplace cresceu 64% em relação ao 2T22, totalizando um montante anualizado de R$ 1,7 bilhão, sendo que em outros países da América do Sul, o marketplace também apresenta crescimento: no 1S23 mais de 59% dos clientes do BEES compraram produtos não-Ambev no marketplace na Argentina e mais de 50% no Paraguai.
O awareness e a cobertura do Zé Delivery no Brasil continuam melhorando em relação ao 2T22, atingindo 4,6 milhões de Usuários Ativos Mensais neste trimestre.

Sustentabilidade

Com relação à jornada de ação climática, enquanto trabalha na validação de novas cervejarias neutras em carbono, a empresa também desenvolveu outras iniciativas com o objetivo de reduzir as emissões de carbono em toda a cadeia de produção. Nesse sentido, a fim de reduzir o footprint de refrigeradores nos PDVs, foram reformados os equipamentos atuais para transformá-los em refrigeradores mais ecológicos, ou até mesmo substituindo esses equipamentos por novos refrigeradores ecológicos. Essa iniciativa já impactou mais de 46 mil PDVs, reduzindo mais de 3,7 mil toneladas de emissão de CO2 por meio do reaproveitamento de materiais.

Como parte do programa de inclusão produtiva “Bora”, a empresa passou a oferecer treinamentos gratuitos de iniciação no mercado de serviços para bares e restaurantes, possibilitando que mais pessoas ingressem no mercado de trabalho. Também lançou o Fundo Bora Cultura Preta com o objetivo de apoiar o empreendedorismo negro.

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