Tendência da tropicalidade impulsiona mercado de bebidas

Sabores típicos brasileiros como guaraná,
açaí e acerola têm se destacado
na preferência dos consumidores

A pandemia do COVID-19 promoveu mudanças radicais inclusive nos hábitos de consumo impactando o setor de alimentos e bebidas. Motivados pela preocupação com a saúde e com o meio ambiente, consumidores estão cada vez mais optando por marcas que se relacionem de alguma maneira com as comunidades locais, seja pela parceria com pequenos produtores ou pela utilização de ingredientes tipicamente brasileiros. Dentro desse contexto, a tropicalidade nas cores e sabores dos produtos, principalmente de bebidas não alcoólicas representa uma atrativa oportunidade de investimento para as indústrias do setor.

Paulo Foganholo, líder do negócio de bebidas da ADM América Latina

Para Paulo Foganholo, líder do negócio de bebidas da ADM América Latina, o sabor é a característica mais relevante e que mais chama a atenção do consumidor no momento de compra de uma bebida. “Cada vez mais temos percebido que as frutas do Brasil, principalmente da Amazônia, como o guaraná e o açaí além da Acerola da região Nordeste, têm gerado demanda para o setor de bebidas energéticas”, afirma. De acordo com uma pesquisa da Mintel de 2020, 33% dos consumidores brasileiros buscam experimentar sabores diferentes na maioria do tempo, enquanto 37% ocasionalmente têm esse mesmo interesse.

Claudineia Caetano,
gerente de desenvolvimento
para bebidas da ADM

Além da refrescância e autenticidade de sabores, a preferência por ingredientes brasileiros se dá também pela funcionalidade acrescentada no produto. Claudineia Caetano, gerente de desenvolvimento para bebidas da ADM complementa: “O guaraná é conhecido como fonte natural de cafeína, proporcionando uma dose extra de energia, auxiliando no desempenho físico, esportivo, foco cognitivo e redução da fadiga mental. A cafeína é conhecida por fornecer energia de longa duração e os bioativos fornecem propriedades antioxidantes. O açaí também possui propriedades antioxidantes que contribuem com a imunidade, tão em voga atualmente, e a Acerola é uma das fontes naturais mais ricas em vitamina C no mundo. Na ADM temos acesso a essa gama completa de ingredientes para considerarmos nas formulações”.

 

Foganholo ressalta a estrutura disponível local: “Em nossas fábricas de sabores de Manaus e Uberlândia, desenvolvemos soluções focadas para o mercado de bebidas aliando o objetivo do nosso cliente à flexibilidade, expertise em desenvolvimento e amplo portfólio de ingredientes da ADM. Assim, conseguimos entregar produtos de excelência que agreguem brasilidade, sabor e funcionalidade”.

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

 

Deixe seu comentário