O produto desenvolvido por uma equipe de cientistas e utiliza inteligência artificial
O Instituto Science of Beer acaba de ganhar o prêmio Inovação Catarinense promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Professor Caspar Erich Stemmer.
A premiação na categoria Inovação em Produto: design industrial foi conferida ao Aroma Sensory Training, um kit para educação sensorial que se destacou na recuperação de olfato e paladar para pacientes pós-Covid.
A tecnologia foi desenvolvida por um time de cientistas e designers comandados pela Dra. Amanda Reitenbach, CEO do Science of Beer, e consiste em um kit com vários aromas e orientações sobre como aplicá-los na prática da educação sensorial, recuperação de olfato e treinos olfativos.
Inicialmente, o produto foi pensado e desenvolvido para auxiliar os alunos do curso de Sommelier de Cervejas. Mas a tecnologia se mostrou muito eficaz para os tratamentos de recuperação de olfato em pacientes pós-Covid.
Além de ampliar a biblioteca sensorial de profissionais ligados ao segmento cervejeiro, a tecnologia pode ser utilizada como alternativa fisioterápica para pacientes que passam por anosmia – a perda de olfato – comumente relatada como um dos sintomas causados pelo corona vírus.
“ Mantive minha premissa de aplicar a ciência ao estudo de cerveja com o lançamento dessa novidade”, enfatiza a cientista.
No entanto, o kit ficou pronto em um momento especial enfrentado pelo mundo, quando um vírus provocou tantas sequelas no trato respiratório das pessoas.
“A nossa memória sensorial é estimulada através de repetições contínuas. O kit ajuda a recuperar os neurônios que possam ter sido degradados durante a doença”, explica Reitenbach.
No entanto, a doutora faz questão de ressaltar que o kit é uma fisioterapia sensorial, não um medicamento. “Esse é o resultado de anos de pesquisa científica que aliada ao meu acompanhamento de alunos em sala de aula, identificou uma necessidade de ter uma ferramenta de estudo e memorização de aromas e sabores, que eventualmente se tornou uma demanda também da sociedade com as sequelas da Covid-19”, diz Amanda ao celebrar a conquista do Prêmio Inovação Catarinense da Fapesc.
Agora as próximas etapas são a obtenção de financiadores para que a tecnologia possa ser difundida e aplicada com mais inovação, utilizando inteligência artificial, machine learning e metaverso, por meio de treinamentos e orientações virtuais com realidade aumentada.
Como funciona
O Aroma Sensory Training consiste em tubos de uso individual, munidos de aromas específicos em concentrações suficientes para a detecção do olfato humano. Recomendado para treinos olfativos de profissionais de bebidas, como a cerveja, o kit tem 10 aromas relacionados com cada família olfativa, como cerveja, lúpulo, destilados, vinho, chá e café.
A utilização é simples e individual, através de inalações curtas de 5 segundos e longas de 8 segundos, a indicação é utilizar até 3 vezes no dia, intercalando os aromas de cada dia. Cada pessoa recebe 10 frasquinhos com os aromas específicos em concentrações suficientes para detecção pelo olfato humano. Até o momento apenas os alunos e clínicas cadastradas usaram o kit para realizar a terapia em seus pacientes.
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