Fispal Tecnologia impulsiona negócios em bebidas e alimentos

Agora juntas, Fispal Tecnologia e TecnoCarne reúnem mais de 42 mil visitantes, 350 marcas expositoras, e diversas inovações do setor de alimentos, bebidas, proteínas e embalagens

Pela primeira vez realizadas juntas, a Fispal Tecnologia e a TecnoCarne 2022 reuniram um público de 42.238 pessoas, entre os dias 21 e 24 de junho. Foram mais de 350 expositores e mais de 120 horas de conteúdo oferecidas ao longo dos quatro dias.

“Atravessamos dois anos nos quais a indústria de alimentos e bebidas não parou, em muitos casos até ampliou as atividades, mas freou um pouco os investimentos em virtude de incertezas. A movimentação intensa nos corredores, a participação incrível nas atrações integradas e os relatos positivos dos expositores foram extremamente gratificantes”, afirma Marina Cappi, gerente da Fispal Tecnologia e TecnoCarne. A próxima edição do evento será entre os dias 27 a 30 de junho de 2023.

Expositores disseram-se surpresos com a quantidade e, especialmente, com a qualidade dos visitantes desde o primeiro dia do evento. “Foi surpreendente”, resumiu Paulo Kikuo, Gerente de Marketing da Sanmartin, empresa expositora da Fispal Tecnologia. “Participamos há mais de 10 anos da Fispal Tecnologia e eu nunca tinha presenciado uma visitação tão grande assim.”

De todos os lugares do país, os visitantes também elogiaram o evento. “A feira está de parabéns, com uma estrutura muito bem organizada. Depois desse tempo todo de pandemia, essa oportunidade de estar revendo os fornecedores é muito gratificante”, afirmou Paulo Eduardo Leão, da empresa Garrafas Cuiabá, de Cuiabá (MT).

“A feira apresentou muitas inovações, tecnologias e soluções para desafios atuais e futuros. Com certeza o que vimos aqui vai ajudar muito no nosso dia a dia”, afirmou Laurine Goulart Nogueira, do Grupo CRM – Kopenhagen, de Extrema (MG).

Sustentabilidade

A Arena contou com seis congressos, um deles específico para o tema ESG. Os outros foram: Gestão Industrial, Embalagens, Laticínios, Transformação Industrial e TecnoCarne.

“O tema principal da Fispal neste ano, tanto na área de congresso, quanto no mote da feira e em toda nossa comunicação, foi o ESG. A Informa Markets tem esse olhar sustentável, que traz como meta reduzir a quantidade de iluminação nos eventos, diminuir o uso de material não reciclável, ficar atento às emissões de carbono em relação ao deslocamento dos visitantes até o evento e muito mais. A ideia é em alguns anos termos um evento completamente sustentável”, disse Marina Cappi.

Além do espaço de exibição, com mais de 40 mil metros quadrados, a Fispal Tecnologia e a TecnoCarne contaram com diversas atrações, tais como o Cafezinho com Tecnologia, o Ciclo de Palestras TecnoCarne, as Visitas Técnicas e o Espaço Capacitação Empreendedora do Sebrae.

Expositores

Depois de dois anos sem feiras, a Fispal Tecnologia apresentou aos visitantes novidades e soluções para os desafios da indústria.

Destaque para as tecnologias que agilizam a produção, reduzem custos e garantem qualidade às bebidas e alimentos. Flexibilidade e sustentabilidade são palavras de ordem nesses lançamentos. Soluções que impulsionam a sustentabilidade contribuindo para redução do consumo de energia e outros recursos, além de incentivar a utilização das embalagens retornáveis, um mantra em todas as grandes indústrias do setor de bebidas.

Sanmartin

A Célula de paletização e despaletização de caixas plásticas com robô é o destaque no estande da Sanmartin.

O equipamento garante flexibilidade com setup simplificado e extremamente reduzido. Com tecnologia de controle e automação de última geração, o sistema possui design ergonômico com pouquíssima utilização de espaço. O equipamento já está em operação em uma importante fábrica de bebidas no México.

P.E. Labellers

A Modular SL, fabricada pela PE Labellers, permite a rotulagem de uma variedade de configurações e aplicações de rótulos. Extremamente flexível pode operar com até cinco estações de rotulagem possibilitando a produção de diferentes bebidas e sku’s.

O equipamento fabricado na Itália e Estados Unidos, agora também é produzido no Brasil, em São Paulo, um dos oito centros de excelência em design e manufatura da P.E. Labellers.

 

 

SEW

Maxolution fabricado pela SEW no Brasil é um veículo modular e compacto dedicado às tarefas de transporte nas logísticas de produção e distribuição industrial. Com capacidade de carga de até 3000kg, o Maxolution alia flexibilidade e eficiência para tornar as fábricas mais produtivas e sustentáveis.

Multipet

A Multipet completou 25 anos no mercado de sopradoras de embalagens. Para comemorar a data, a empresa preparou uma série de lançamentos para o mercado nacional e internacional.

Uma das principais novidades é a V BLOW, sopradora linear com capacidade de 18 mil embalagens por hora. Outros lançamentos foram a ESA3-SE, com capacidade de 6 mil embalagens por hora, e o Mcloud, novo sistema de monitoramento remoto dos equipamentos.

Pentair

A Pentair apresentou diversos equipamentos em seu estande, entre eles o Amostrador de embalagens com cabine de proteção Haffmans ISD 2.0. Lançamento no Brasil, o equipamento é utilizado para extrair amostras de embalagens, principalmente de cervejas. O ISD 2.0 faz análise de oxigênio e CO2 em latas e garrafas de até 1000 ml. Com design que contempla um conceito novo na abertura, com tampa circular, ele é fácil de operar, tem travas de segurança, com sistema de recirculação pela haste, evitando problemas de contaminação do produto. Segurança, além da facilidade na operação e manuseio são fatores fundamentais desse equipamento da Haffmans que pode ser utilizado em cervejarias de todos os tamanhos.

Siemens

O sistema Braumat apresentado pela Siemens é uma solução para microcervejarias até cervejarias com grandes produções. É um software baseado em PLC Scada com funções endereçadas para a indústria de alimentos e bebidas.

O Braumat possibilita o controle total do processo, tendo como benefícios o gerenciamento das ordens de produção. Uma função importante é o replay moud (ajuda a descobrir erros de processo e reconstruir tudo o que aconteceu na produção), contribuindo para melhorias do processo, padronização de lotes de produção e repetibilidade das receitas. Outra função interessante é a “batelada de ouro” que permite ser referência para repetir tudo o que deu certo nas próximas produções, além de possibilitar ajustes e melhorias de processos. Outra função é o registro de alarmes para identificar qualquer mudança nos parâmetros de receitas, com sistema com login e senha que identifica o usuário e permite rastrear o processo para identificar problemas e melhorar a produção. Todos os processos ficam automaticamente registrados e relatórios são gerados para eventuais processos de auditoria e melhoria.

O operador tem total autonomia para intervir no sistema se necessário. Possui ainda um sistema de procedimento de receitas que permite mudar o sequenciamento de processos conforme a necessidade do mestre cervejeiro, agilizando a produção e reduzindo o tempo de engenharia para o lançamento de novos produtos no mercado.

McPack

A McPack apresentou em seu estande equipamentos como o dosador de nitrogênio e o sistema de inspeção por câmera Filtec. Esse sistema é utilizado para detecção de defeitos físicos como nível de enchimento, tampa torta, lacre rompido, codificação, objeto estranho, rótulo danificado, entre outros. A Mc Pack fornece, ainda, secadores por

turbina, linhas completas para fabricação de cerveja artesanal, sistema ultrassônico, inspeção por qualidade, inspeção por raio-x, envase de cápsulas de chá/café, sistema de serialização/rastreabilidade e dosador de aromas.

Gemü do Brasil

A Gemü trouxe para a Fispal a última geração de válvulas para envase de alimentos e bebidas.

A tecnologia Plug & Diaphragm da Gemü permite economizar produto e recursos durante o envase, minimizando perdas ocasionadas por baixa precisão de controle no processo. O conceito “plug” traz maior repetibilidade e melhor desempenho. Nessa linha estão disponíveis diversos modelos, entre eles, o Gemü 567 Bio Star Control com foco em precisão de dosagem, envases precisos e delicados. Com certificação para aplicação em ambientes sanitários e estéreis, proporcionando maior segurança microbiológica ao processo.

 

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook

 

 

Deixe seu comentário