Depois de três dias de intenso trabalho, a BrauBeviale contabiliza bons resultados e fortalece sua posição de liderança mundial no setor de feiras de equipamentos, ingredientes, embalagens e serviços para o o setor de bebidas. A BrauBeviale recebeu 37,137 visitantes (41 por cento deles internacionais) vindos de 131 países demonstrando a internacionalização do evento. Em um espaço de mais de 45 mil metros quadrados, os visitantes puderam conhecer as novidades apresentadas por 1.083 expositores, muitos deles líderes mundiais em seus respectivos setores de atuação.
Os visitantes vieram principalmente da Alemanha, seguido de países como Itália, República Checa, Áustria, Suíça, Holanda, Bélgica e Rússia. Segundo pesquisa feita por um Instituto independente contratado pelos organizadores, os visitantes compareceram ao evento com o objetivo principal de reunir informações sobre novos produtos e inovações, além de aproveitar a feira para estreitar o relacionamento comercial e intercambiar experiências e informações com profissionais do setor. Ainda segundo a pesquisa, os expositores ficaram satisfeitos com a qualidade do público que visitou seus estandes: em torno de 90 por cento dos visitantes profissionais estão envolvidos nas decisões de investimento em suas respectivas empresas. Entre os expositores, cerca de 47 por cento eram internacionais, um aumento de cerca de seis por cento em relação ao ano anterior. As empresas expositoras vieram de 49 países, em particular da Alemanha (580), Itália, Países Baixos, Bélgica, Áustria e Suíça.
Veja também
Eventos paralelos como a BrauBeviale Fórum abrangeu tópicos em linha com as necessidades do setor. O PET @ BrauBeviale apresentou insights fundamentais para a área de embalagens. O Craft Beer Corner promoveu uma série de discussões sobre temas atuais, além de degustações organizadas por renomados sommeliers de cerveja – entre eles Markus Sailer, campeão alemão atual. Cinco bares de degustação cobriram temas como: lúpulo, malte, fermento, especialidades e o copo perfeito. Mais de 160 cervejas, entre alemãs e internacionais submeteram-se às avaliações dos visitantes. As bebidas não alcoólicas também tiveram seu espaço: as sessões de degustação de água realizadas por sommeliers dessa categoria de bebida também atrairam um grande número de visitantes. Especialidades de cerveja extremamente diferenciadas estavam disponíveis também na festa realizada pela BrauBeviale em um espaço externo e após a feira. Foi o “Schanzenbräu & Friends”, festa pós-show, que contou com a participação de cerca de 20 cervejarias alemãs e meia dúzia de food trucks. Foi possível provar cervejas muito exóticas, diferentes até mesmo para os padrões das craft beers. Red Ales, IPAs extremamente lupuladas e algumas Helles com sabor suave e muitíssimo refrescantes foram as mais apreciadas pela equipe da Revista Engarrafador Moderno presente na festa.Para o público mais persistente ainda foi possível visitar e se deliciar com as iguarias e cervejas nos inúmeros restaurantes e bares, que faziam parte da “BierErlebnis Nürnberg” (Nuremberg Beer Experience ).
European Beer Star 2015: Favoritos dos consumidores ganham prêmios
Uma das competições de cerveja mais renomadas do mundo cervejeiro, o European Beer Star faz parte daBrauBeviale desde 2004. A parceria vem trazendo bons frutos aos organizadores e cervejarias participantes vindas de todas as partes do planeta. Com isso, novos recordes são estabelecidos a cada edição da competição. Com 1.957 cervejas de 45 países em todos os continentes, 2015 foi o ano com o maior número de cervejas submetidas a julgamento. Mais uma vez, os visitantes profissionais puderam escolher suas cervejas favoritas. “Ayinger Bräuweisse”, produzida por Brauerei Aying (Alemanha) foi premiada com o título de “Favourite Consumers” com a medalha de ouro. A medalha de prata foi para o dinamarquês Midtfyns Bruyhus em reconhecimento a sua cerveja “Midtfyns imperial Stout”. “Double Jack”, uma Imperial India Pale Ale fabricada pela Firestone Walker Brewery (EUA), recebeu o terceiro maior número de votos de um total de mais de 6.350 votos.
O consumo global de bebidas na rota de crescimento
Em 2014, o consumo mundial de bebidas embaladas chegou a quase 912 bilhões de litros, cerca de 18 bilhões de litros a mais do que no ano anterior. De acordo com especialistas, esse crescimento vai se manter, com um aumento médio anual previsto de 3,4 por cento. As forças motrizes por trás do aumento global são, em especial, a região da Ásia / Pacífico com a China e o Japão, bem como o Oriente Médio / África. Na Europa, o mercado ainda está dividido ao meio: de um lado, os países industrializados da Europa Ocidental com consumo já consolidado e, por outro lado, a Europa Oriental, com um bom potencial paracrescimento.A proporção mundial de não-alcoólicas com bebidas alcoólicas continua como antes em torno de 70 a 30 por cento (Euromonitor maio/ 2015).
Na Alemanha, em 2014, 761,7 litros per capita (incluindo café, chá e leite) foi consumido, que é quase 7 litros menor do que no ano anterior. O consumo de bebidas alcoólicas em geral diminuiu.
BrauBeviale 2016
A BrauBeviale marcou seu retorno entre os dias 8 e 10 de novembro de 2016 no Centro de Exposições de Nuremberg.