A Zegla disponibiliza soluções completas para microcervejarias, garantindo aumento de produtividade, confiabilidade e padronização da produção
Por Carlos Donizete Parra
Arthur M. Stringhini, diretor de operações da Zegla
Qual a importância do mercado cervejeiro para a Zegla?
A Zegla sempre se dedicou ao setor de alimentos e bebidas, mais especificamente aos engarrafadores. É notável que, embora o momento do país seja de retração, o segmento das cervejas especiais demonstre constante ascensão.
A nossa expectativa é que o mercado brasileiro de cervejas especiais repita o movimento que aconteceu nos Estados Unidos. E, consequentemente, seja o grande mantenedor do crescimento que a Zegla vem conseguindo nos últimos anos.
Quais as soluções apresentadas pela empresa para este segmento?
No nosso portfólio já atendemos as cervejarias existentes com a fabricação de equipamentos de filtração e linhas completas de envase.
Recentemente, houve a solicitação de um de nossos clientes para o projeto de uma indústria completa, onde o nosso envolvimento no desenvolvimento de novos produtos foi total. Nossa receita de sucesso sempre foi entregar soluções completas para os clientes, sendo assim optamos por soluções que visam manter a produtividade e a qualidade do produto final, a cerveja. A empresa, portanto, está apta a oferecer equipamentos para os processos de moagem de malte, fabricação de mosto, adega de fermentação e linhas de engarrafamento.
As microcervejarias, no Brasil, estão aumentando a capacidade de produção impulsionadas pelo aumento das vendas de cervejas especiais. O que a Zegla tem a oferecer para estas empresas?
A Zegla desenvolve e oferece projetos completos e customizados de acordo com as necessidades de cada cliente, o que permite a instalação de indústrias modernas e totalmente planejadas tanto em capacidade de produção como em cronograma de investimentos, permitindo ao cliente acompanhar a evolução de suas vendas ao mesmo tempo que verifica a necessidade de investimentos no aumento de produção.
A automação pode contribuir para o aumento da produtividade das microcervejarias?
Com certeza. O emprego da tecnologia em qualquer área padroniza, agiliza e confere confiabilidade a todo e qualquer processo, na indústria cervejeira não é diferente. A utilização das salas de Brassagem Automáticas da Zegla permite um grande ganho de qualidade e padronização das receitas ao possibilitar que as receitas arquivadas sejam repetidas da mesma forma e tempo, o que confere padrão ao produto final, fator imprescindível para conquistar e reter consumidores. A tecnologia nas linhas de Envase também são determinantes para manutenção da qualidade, pois devem transferir o produto do tanque para a garrafa ou lata sem alterá-lo, processo que exige muita tecnologia.
As microcervejarias brasileiras começam a envasar suas cervejas em lata. A Zegla tem equipamento para isso?
Sim, a Zegla é pioneira no país na fabricação de linha de envase em latas, possuindo clientes no Brasil e no exterior. Somos a única empresa brasileira que detém a tecnologia de envase e recravamento em um só bloco de máquina, tecnologia exclusiva e patenteada. Podendo atingir de baixas a altas produções. Também somos os únicos fabricantes de recravadores para latas no Brasil. Tecnologia que já aplicamos no mercado de refrigerantes e sucos há 20 anos. Apostamos na crescente demanda pelo envase de cerveja em latas nos próximos anos, e continuamos investindo no desenvolvimento de soluções para entregar o melhor custo-benefício ao fabricante.
Quais suas perspectivas para o Festival Brasileiro da Cerveja?
O Festival da Cerveja é o maior evento realizado no Sul do País voltado ao mercado de cervejas especiais, no qual o público participa com o intuito de trocar experiências, entender tendências e conhecer novas tecnologias. Além de promover o crescimento econômico do setor, o festival tem um extremo valor cultural. A Zegla, como maior fabricante nacional de máquinas para envase e agora com projetos completos para instalação de microcervejarias e cervejarias, entende que a presença neste festival permitirá demonstrar e difundir toda a tecnologia que temos e podemos oferecer e aplicar na elaboração de grandes cervejas.