38 anos de tecnologia na fabricação de equipamentos para bebidas

Com um extenso e qualificado portfólio, a Zegla está posicionada como um dos players globais na fabricação de equipamentos para bebidas. A empresa completa 38 anos de atividades no mercado com tecnologias inovadoras e com perspectivas de manter
o bom ritmo de crescimento conquistado nos últimos anos.
Nesta entrevista, o fundador e presidente da Zegla,
Antonio Carlos Stringhini, fala sobre a trajetória da empresa
e os rumos traçados para o futuro

Carlos Donizete Parra

Como a Zegla iniciou sua trajetória no mercado de equipamentos?

A Zegla foi fundada há 38 anos com o nome de Recuperadora de Máquinas Zegla Ltda., com foco em serviços de manutenção e recuperação de equipamentos em cantinas vinícolas locais e serviços de usinagem em geral, além de fabricação de máquinas para pulverização de maçã, classificação de alho e tamboreamento de pedras semipreciosas.

 

Como foi o desenvolvimento da empresa?

Fruto da experiência e conhecimento nesses equipamentos, já em 1985 fabricamos a primeira enchedora gravimétrica Zegla, uma máquina com 20 válvulas para operar no envase de vinhos. A partir daí fomos aumentando o portfólio com xaroparias e enchedoras isobarométricas para refrigerantes, até realizarmos nossa primeira exportação para a Argentina, em 1999.

No ano 2000 incluímos ao portfólio equipamentos como empacotadoras e sopradoras semiautomáticas e, no ano seguinte, a primeira enchedora tribloco. E, então, em 2004 instalamos o primeiro sistema de paletização automático, 100% fabricação Zegla. Atualmente, a empresa projeta e fabrica células completas de paletização e despaletização totalmente automatizados, sejam eles de uma ou duas colunas, cartesianas, fila a fila, convencionais ou com robôs.

As enchedoras da Zegla sempre foram destaque no mercado?

Conseguimos alcançar uma tecnologia muito avançada na fabricação de enchedoras, e até hoje somos referência na produção desses equipamentos no mercado. Exemplo disso é que em 2006, fizemos o lançamento da primeira enchedora/recravadora para latas do mercado, e, atualmente, ainda somos o único fabricante de linhas blocadas rotativas para envase de latas para baixa e alta produção.

Depois disso,em 2009, instalamos a primeira enchedora de alta velocidade para garrafas de vidro, com capacidade de produção de 55 mil garrafas/hora e em 2010 instalamos a maior enchedora já fabricada na América Latina, com 160 válvulas.

No ano seguinte ingressamos no mercado de cervejas artesanais, fabricando equipamentos para processos primários e, no decorrer dos anos, expandimos nossa atuação e hoje produzimos linhas completas para fabricação de cerveja. Em 2018, a Zegla foi pioneira no lançamento da enchedora híbrida (recravadora/tampadora) para o envase com embalagens de vidro e/ou lata e PET e/ou vidro.

A Zegla adquiriu outras empresas ao longo desses anos? Atua em outros segmentos?

Em 2014 e 2015 incorporamos a Metapack (especializada em equipamentos para rotulagem) e Vinox (especializada no desenvolvimento de projetos especiais e focada no setor domissanitário).

Além disso, em 2017 lançamos a Linha Agrochem, fornecendo linhas completas com automação integrada e aplicação de robôs desde o início (despaletização) até o final de linha (paletização) para o mercado agroquímico.

A Zegla possui uma equipe de 400 colaboradores
e está instalada em uma área construída de 17 mil metros

Qual é o mais recente lançamento da empresa nesse setor?

É o Sistema de Desenvase para Agroquímicos, equipamento destinado à identificação, inspeção e separação para envio à reciclagem, de produtos agroquímicos que retornam à fábrica para reprocessamento e reaproveitamento. Este processo, além de anular o contato humano com o produto, faz com que ele não seja de forma alguma despejado na natureza.

A Zegla fornece para todos os segmentos de bebidas?

Oferecemos soluções completas para a indústria de bebidas nos mais diversos segmentos, como: água mineral, sucos, chás, energéticos, isotônicos, refrigerantes, cervejas, lácteos, vinhos e destilados. Os equipamentos atendem produções que variam de 400 unidades por hora, superando volumes de produção de 80.000 unidades por hora, em embalagens de PET, vidro ou latas.

Quanto a Zegla investe em P&D?

A empresa investe aproximadamente 8% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento. Através de parcerias com empresas de alta tecnologia que operam em nível mundial e da participação em feiras de tecnologia na Europa e Estados Unidos, desenvolvemos projetos incorporando os mais modernos conceitos tecnológicos aplicados em equipamentos de envase de bebidas e produtos em geral.

A exportação é relevante para os negócios da empresa?

Cerca de 28% do nosso faturamento vem das exportações, sendo os principais destinos os países da América Latina, África e América Central.

Quais os diferenciais da empresa no mercado de equipamentos?

Ao longo desses 38 anos a Zegla consolidou-se como o maior fabricante nacional de equipamentos para bebidas e, estrategicamente, foi desenvolvendo linhas de envase no segmento agroquímico e linhas de movimentação e paletização de embalagens no segmento Home Care, sendo hoje também um importante fornecedor nesses segmentos.

Qual o nível de competitividade da empresa no mercado?

A Zegla destaca-se pela capacidade de produção e tecnologia instalada em sua estrutura fabril, pela robustez e tecnologia embarcada em sua linha de equipamentos, pela capacidade de customização de projetos conforme a necessidade dos clientes e pela sua estrutura de pós venda.

Eficiência operacional e energética, redução de consumo de água e flexibilidade dos equipamentos são pontos importantes. Qual a preocupação da Zegla nesse sentido?

Estamos engajados em oferecer soluções competitivas visando a máxima economia de energia, reaproveitamento de água e flexibilização dos equipamentos que resultam na ocupação menor de espaços e também na redução de impactos ambientais. Exemplo disso é a linha ECO Zegla com maior eficiência energética, reaproveitando a energia gerada nas paradas dos equipamentos, armazenando em capacitores e distribuindo para o quadro da máquina em períodos de pico de consumo. Utilização de tecnologias de motores de imã permanente em transportes reduzindo o consumo de energia.

Reaproveitamento da água utilizada para rinsagem das garrafas. Linha Full Flex para envase de todos os tipos de embalagens e produtos.

O que está contemplado no plano de investimento da empresa para os próximos anos?

Aumento da planta, software de gestão de produção fina, treinamentos focados em otimização dos processos, equipamentos mais eficientes de produção.

A Zegla pretende lançar mais produtos em 2020?

Estamos com três grandes lançamentos programados para 2020. Projetos que irão consolidar a marca Zegla no hall das grandes empresas fornecedoras de equipamentos para o mercado de bebidas.

Dois deles ainda estão em fase de desenvolvimento. Outro, é um projeto inovador para envase de sucos sem conservantes.

Quais as perspectivas para os próximos anos?

Estamos muito confiantes, principalmente com o mercado brasileiro. Nosso país tem um bom potencial de consumo, o que facilita a tomada de decisão para investimento. Permanecemos sempre atentos às mudanças de consumo e nas tendências de mercado, dessa maneira direcionamos nosso time comercial para junto aos clientes customizar suas linhas para as novas demandas.

 

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook

3 comentários

  • Saied Mahmud disse:

    Minha relação com a ZEGLA, é familiar.
    Sempre estive lado a lado com o Toninho (mesmo de longe), por quem tenho o maior respeito e carinho.
    A geração que esta pegando o bastão, é o exemplo puro de empreendorismo
    QUE DEUS ABENÇOE A TODOS

    • Engarrafador Moderno disse:

      Bom dia, Saied Mahmud!
      Agradecemos por sua visita ao Portal da Revista Engarrafador Moderno e também pelo comentário sobre a matéria.

  • ANTONIO CARLOS VALENTE dos SANTOS disse:

    Parabéns Sr. Antonio, pelo seu esforço, pelo seu sonho, pela linda educação dada aos seus estimados filhos, agora podemos dizer como a GAUCHADA, ( SÃO IGUALZITO AO PAI ), que a família ZEGLA continue acumulando conquistas e vitórias.

    UM GRANDE ABRAÇO !!!

Deixe seu comentário