Dicas para adequar a sua formulação de bebidas ao clean label

A formulação de bebidas de rótulo limpo pode ser um grande desafio para a indústria. Isso porque ela necessita não só de substituição de alguns ingredientes, mas também da adaptação de todo o seu processo produtivo.

Esta tendência do clean label – ou rótulo limpo – vem cada dia mais se perpetuando entre os consumidores que buscam mais produtos naturais, sem transgênicos, conservantes, acidulantes, corantes, aromatizantes, realçadores de sabor, antioxidantes, entre outros.
Segundo uma pesquisa global realizada pela International Food Information Council (IFIC), as características e termos que mais chamam a atenção dos consumidores que buscam por produtos nessa linha nos rótulos são “naturais”, “orgânicos” e “não-OGM” (livre de Organismos Geneticamente Modificados).

Luciana Pricola,
Gerente do Centro
Tecnológico Vogler

De fato, esse movimento pode ser usado pelas fabricantes para atingirem um nicho onde a concorrência já está presente. Mas formular produtos com essas soluções pode ser um grande desafio. Muitos esbarram em obstáculos como o custo – alguns ingredientes com rótulo limpo são mais caros, o que impacta no custo da fabricação e no valor final do produto.

Além disso, a formulação precisa atender a uma lista de desejos do consumidor que envolve não só um número menor de ingredientes, mas que também sejam ingredientes que melhoram a saúde como um todo.

Para ajudar, Luciana Pricola, Gerente do Centro Tecnológico Vogler, trouxe algumas dicas de substituição de ingredientes que podem contribuir para a adequação de sua formulação de bebidas ao clean label. São elas:

1. Substituição do amido quimicamente modificado por amido fisicamente modificado;
2. Substituição do corante artificial por extrato de fruta natural;
3. Substituição da cafeína sintética pela cafeína natural (extrato de guaraná).

Dependendo do ingrediente escolhido, ele pode influenciar em performance, desempenho, coloração, sabor e outras características potenciais que afetam a procura por estes produtos. Por isso a importância de saber fazer as escolhas corretas.

A Vogler trabalha com uma variedade de ingredientes e soluções ideais para quem busca formulações clean label. Além disso, pode auxiliar os clientes na substituição dos aditivos por ingredientes naturais, tentando manter ao máximo as características do produto final.

 

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

 

Deixe seu comentário